quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Ressurge ENADE entre psis UFF no Facebook

Fiquei sabendo hoje que o nosso curso teve a pior classificação entre as faculdades de Psicologia do estado do Rio de Janeiro. Diante disso quero fazer uma reflexão:
Em novembro do ano passado ocorreu uma eleição pelo facebook para decidir se boicotariamos ou não o ENADE. Evidentemente o boicote venceu com grande vantagem.
Eu fui uma das poucos pessoas contra a boicote. E como achava que o certo era fazer a prova, tinha essa decisão. Entretanto expus que faria a prova, também no facebook, e muitas pessoas me acusaram de boicotar o boicote, me disseram que se fizesse isso estaria prejudicando o curso, que não era possível decisões individuais diante de uma coletividade. Dessa forma voltei atrás e não fiz a prova, mesmo tendo me sentido "forçada pela coletividade".
Hoje me sinto "a inteligência pura" parafraseando a Valdirene da novela ( não tenho vergonha de assistir à Globo).
E quero lembrar que para algumas pessoas a classificação do mec vale de alguma coisa, pessoas que provavelmente não leem tanto Foucalt como nós.
E é por essas pessoas que eu espero que haja alguma iluminação e que as próximas turmas que tiverem de fazer o ENADE possam escolher uma forma mais sensata de manifestação contra o controle que o simples deixar uma prova em branco, pois se não os maiores prejudicados serão essas mesmas pessoas, algumas que não poderam cursar Psicologia na UFF e outras, que em decorrência do cancelamento das vagas para novos calouros, irão ficar sem atendimento no SPA.
A quem não concordar com a minha opinião ou achar que sou "coxinha", peço desconto, esse é um desabafo desesperado de alguém que vai se formar no fim do ano pela agora pior graduação em Psicologia do RJ de acordo com o MEC.
Curtir ·  · Seguir (desfazer) publicação · há 4 horas
  • Henrique Antunes "...esse é um desabafo desesperado de alguém que vai se formar no fim do ano pela agora pior graduação em Psicologia do RJ de acordo com o MEC." Quer dizer que a uff era boa , e foi o boicote dos estudantes que fizeram a qualidade do curso cair?? Como se uma folha de papel modificasse 5 anos de graduação? Gente não vamos entrar nessa.
  • Henrique Antunes O que vai dizer se sua formação foi de qualidade não é uma prova , o que vai dizer se a universidade é boa vai ser sua relação e implicação com que foi estudado na graduação , me perdoe Fernanda mais não concordo com seu ponto de vista, mais não estou lhe acusando de coxinha.
    há 3 horas · Editado · Curtir · 5
  • Ronisson Daniel Fernandes Que eu lembre, você não foi a nenhuma reunião discutir, apresentar suas inteligentes motivações para acatar de fazer o ENADE com bastante zelo, e depois só apareceu dizendo que faria a prova. Não vejo inteligência nisso, pelo contrário, me parece até uma grande burrice acreditar que o curso teria outro resultado sendo solitariamente mais uma dentre outras muito poucas a boicotarem o boicote.
    E acho besteira falar de "inteligente", a questão é mais de responsabilidade. Havia uma responsabilidade em fazer uma discussão a respeito do ENADE, ela foi feita de modo viciado em virtude de ausência daqueles quem as opiniões e informações precisas seriam fundamentais a evitar prejuízos e desesperos desnecessários.

    Quanto a avaliação da UFF, que eu lembre o curso de Psicologia nunca teve no MEC boa classificação. Sinceramente eu gostaria de conhecer alguém que escolheu a UFF em virtude da classificação do MEC.
    há 3 horas · Curtir · 3
  • Fernanda Faria Pessanha Bem não estou discutindo o quanto vale a classificação do mec, só estou reclamando o meu direito de ter feito a prova que era a minha vontade e que não fiz para não prejudicar a uff. Mas percebi que se tivesse feito o prejuizo teria sido o mesmo.
    há 3 horas via celular · Curtir · 1
  • Ronisson Daniel Fernandes Então sua questão não é com o curso, só com sua vontade? Se a questão era essa, não entendo porque se importou em comunicar que não iria boicotar e ainda aderiu ao boicote. Mas pensar nisso agora é chorar sobre o leite derramado.
    há 2 horas · Editado · Curtir · 1
  • Fernanda Faria Pessanha Realmente é chorar sobre o leite derramado no meu caso pois não vou fazer outra prova. Mas quem sabe o futuro de outros pode ser diferente.
  • Amanda Nóvoa Assino embaixo. Na época tb fui, e sou, totalmente contra o boicote. Isso tem nome. Chama-se inconsequência.

    E adorei a parte do: "E quero lembrar que para algumas pessoas a classificação do mec vale de alguma coisa, pessoas que provavelmente não leem
    ...Ver mais
    há 2 horas · Curtir · 5
  • Su Namaste Nogueira Olha tanto acho q o argumento do Henrique Antunes não é suficiente, já que a gente não vive num mundo onde vale só o q a gente acha e vive e sim devemos satisfação a uma comunidade externa a universidade. Acho legal ter formas de avaliar o curso. A que...Ver mais
    há 2 horas · Curtir · 2
  • Su Namaste Nogueira Fernanda o me deixa bolada é q realmente lendo o q vc escreveu d nada adiantou o desgaste do debate q tentamos fazer com vc em cima da hora na época!
    Houveram reuniões e, realmente, vc não foi a nenhuma!

    " Dessa forma voltei atrás e não fiz a prova, 
    mesmo tendo me sentido "forçada pela coletividade"."

    E como vc fala q se sentiu forçada??? ONDE VC ACHA Q ESTÀ A COLETIVIDADE? Cada um no seu pc do outro lado do facebook???

    Acho q vc poderia ter dividido sua angustia de forma mais amadurecida! Reuniões do ENADE, pra piorar a situação, só estava indo gente prestes a formar. Foi abandonada, saca?

    MANIA das pessoas de sò se preocuparem com os resultados e nâo com o debate
    há 2 horas · Editado · Curtir · 2
  • Su Namaste Nogueira Amanda Nóvoa e Fernanda Faria Pessanhacomo vcs acham q a gente foge a atitudes individuais e trabalha em coletivo??? Pelo o q eu to entendendo a preocupação d vcs não passa por trabalhar em coletivo hora nenhuma!

    QUANDO FOI Q VCS FORAM SE POSICIONAR
     NA ÈPOCA??

    É mt fácil chegar aqui e reclamar, galera! 
    Assim como é mt fácil simplesmente chegar e fazer a prova sem nenhum debate!!!
    Assim como é mt fácil aceitar q o ônibus suba mais ,20 centavos pra sempre....
  • Henrique Antunes Su Namaste eu acho que devemos satisfação sim, acredito que os estágios obrigatórios aqui na UFF sejam uma maneira de voltar nossa formação para para a comunidade externa. Também não sou contra os alunos serem avaliados, sou a favor, desde que o método de avaliação respeite e seja coerente com o projeto pedagógico do curso, não seja mais um dispositivo que, dentre outros criados pelo governo na área da educação, retira a autonomia dos cursos. A lógica da especialização e da tecnificação está clara nesse projeto, basta ver algumas universidades , entre elas algumas públicas que por entrarem de cabeça e aceitarem rapidamente as exigências e reformas curriculares propostas pelo do MEC as graduandos agora recebem diploma em psicologo com ênfase, isso é um deslocamento de formação grande para o que pensamos em nosso projeto pedagógico aqui na UFF se não estou muito engando.
  • Su Namaste Nogueira Eu sei o q vc acha. FOi só o jeito q vc falou....
  • Fernanda Faria Pessanha Eu me posicionei na época. Infelizmente só pode ser pelo facebook, já que tinha outro compromisso na hora da ultima reunião presencial que foi a única que eu fiquei sabendo. Continua achando que boicotar o enade é uma manifestação muito passiva, afinal nós acatamos até de ir lá assinar a prova. Um boicote real nem faria isso. Estou preocupada com as consequências desse nosso ato. Se o vestibular para o nosso curso for cancelado, como aconteceu ano passado com os cursos que boicotaram o enade, as consequecias seram devastadoras.
  • Handyara Rocha Bom, ja me formei ha 3 anos e ate hoje só consigo ver o resultado do enade como ferramenta de marketing para faculdades particulares consideradas de segunda linha, pois universidades federais e as grandes faculdades particulares como puc, fgv, etc sao reconhecidas pela qualidade da formação dos profissionais e o que eles sao capazes de construir, produzir, criar, etc. Além disso, a qualidade das faculdades sao avaliadas tambem por ter cursos de mestrado e doutorado que produzem pesquisas nas mais variadas áreas.
    há 2 horas via celular · Editado · Curtir · 8
  • Su Namaste Nogueira " Um boicote real nem faria isso. "

    Um boicote real faria como???

    Se vc conseguir responder isso sozinha eu vou ficar impressionada....
  • Fernanda Faria Pessanha Bem não estou respondendo sozinha. Hoje a professora do departamento de social que com certeza é contra o tipo de avalição do enade. Disse que uma opção seria não ir lá fazer a prova nem assinar e aguentar as consequencias que seria não poder retirar o diploma. 
    Ps Surigo que não baixemos o nivel da discussão e ninguém menospreze ou ofenda o colega de curso.
  • Henrique Antunes Handyara Rocha um exemplo na prática disso que vc está dizendo. http://firdotnet.files.wordpress.com/...
  • Su Namaste Nogueira Vc se sentiu ofendida por mim?
    O q eu t perguntei é como resolver isso em coletivo e vc não respondeu.
    Só peguei sua fala de como fazer um boicote real pra descobrir o q vc entende por isso pq isso pra mim se faz em coletivo! Como vc pretende fazer um boicote real sozinha???
  • Su Namaste Nogueira Coletivo não são duas pessoas...
  • Fernanda Faria Pessanha Estou um pouco defensiva depois das ultimas discussões na epoca do enade. Não entendi o que vc disse nesse ultimo post.?
  • Fernanda Faria Pessanha Boicote real pra mim seria não se submeter de forma alguma ao governo e nem ir lá assinar a prova. E só para esclarecer eu participei do boicote em prol da coletividade, apesar de achar que foi uma burrice da minha parte.
  • Su Namaste Nogueira Vc pegou a fala de um professora cara!! Vc e ela dizendo algo. Como fundamentar o q vcs dizem?? A GENTE PODE SE FORMAR SE ASSINA A PROVA, por exemplo. Agora temos q lidar com as consequencias para o curso!
    O debate se esvaziou na epoca! Vc q tá tão pre
    ocupada agora não foi nem depois, saca?
    Se todas as psis do Rio boicotassem a prova, e o movimento fosse crescendo, talvez as consequências fossem diferentes!

    É exatamente o q ocorre agora com as mobilizações sociais!

    Houve a greve da educação. A galera não aderiu! Agora a educação conseguiu reuniar mt mais gente por causa do momento político. Pq? Com o estopim da passagem! Das pessoas não simplesmente reclamarem da passagem mas irem pras ruas!
  • Su Namaste Nogueira O boicote não é em prol da coletividade! É em prol de todos! Vc não fez parte do coletivo q precisava d todo mundo, saca? Lá q fez falta! Q precisava do Rio! Vc não foi uma martir, cara!
  • Su Namaste Nogueira Eu acho q vc se preocupou tarde demais.... vc pode colocar todas as suas angustias, só não pode acusar o coeltivo d t forçar
  • Fernanda Faria Pessanha Eu me senti forçada. Teve gente que ofendeu o colega na epoca por que disse que iria fazer a prova. Mas nem fui eu a ofendida.
  • Su Namaste Nogueira Claro pq vcs não foram a reunião1 Quiseram decidir SOZINHOS via facebook
  • Fernanda Faria Pessanha Tem gente que não tem tempo ou outro compromisso na hora da reunião. Mas passado é passado. Outras pessoas não paguem pelos nossos atos.
  • Su Namaste Nogueira VC usa os argumentos q "o coletivo" deveria estar usando contra vc e ninguém fez isso... quanta inversão de valor!!!

    Q outra reunião vc foi, sabe??? SÒ RESPEITA QUEM TENTA CONSTRUIR ALGUMA COLETIVIDADE, CARA! Apareça. Tire dúvidas, tenta debater seus 
    ...Ver mais
  • Fernanda Faria Pessanha Se for convocada para a proxima reunião vou fazer tudo que puder para ir, ok? Pena que já vou estar formada.
  • Viado Beck Eu acho que boa notícia é que FAMATH, Estácio e UNIVERSO tem conceitos superiores ao da UFF e provavelmente eles leem menos FOUCAULT (com UL, não esqueçam) que a gente, quem estiver interessado em mudar pra esses cursos o governo promove atualmente programas como o ProUNI que permitem que você estude em faculdades particulares sem pagar por isso... corre lá Fernanda ! E desculpa termos desperdiçado esses seus ultimos 5 anos com esse monte de baboseira desconstrutiva!

    (não, essa não foi uma resposta educada, mas acho que tá no nível do post)
    há ± 1 hora · Editado · Curtir · 3
  • Fernanda Faria Pessanha Acho que de um modo geral as pessoas não gostam de ver o que elas não concordam. Quando falei em relação ao Foucalt estava me referindo as pessoas que ainda não ingressaram na faculdade ou que tem acesso a outro tipo de cultura. Quanto o convite a ir para outra faculdade. Agradeço já vou me formar, mas não acho que seja qualquer demerito estudar nas faculdades mencionadas. Conheci muitas pessoas competentes que estudaram nelas.
  • Viado Beck mencionei essas três pq são as unicas outras opções para psicologia em Niterói

    e repete comigo: F-O-U-C-A-U-L-T
  • Raquel Barretto Concordo com a Handyara Rocha. Sinceramente, estagiei em alguns lugares que só pegam estagiários de psicologia de universidades públicas porque dizem que os alunos de universidade pública tem outro nível e outro modo de pensar ... dizem que os alunos da UFF então, são os mais críticos, os que mais se colocam à frente das questões sociais, os que "mais colocam a mão na massa" então, tem muitas coisas em uma formação além da nossa nota. Inclusive durante a Universidade, é o período em que mostramos como ser aluno da UFF é um diferencial ...
  • Fernanda Faria Pessanha O boicote ao enade tem consequências. Nosso curso foi mal avaliado, talvez tenha o vestibular cancelado. E o governo nem percebeu ou fingiu que não percebeu que a gente se manifestava contra o mec e seus avaliações injustas. Acho que ficou visivel que o boicote não é uma boa forma de manifestação. Vamos para as ruas a favor da educação nisso vcs podem contar comigo. Deixar prova em branco pra mim é só uma questão de preguiça para uma boa parte das pessoas.
    há 53 minutos via celular · Curtir · 3
  • Fernanda Faria Pessanha Acredito na formação da uff. Gosto da parte critica. Mas como que quem mora no acre ou em goias vai ficar sabendo disso. A classificação do mec por mais injusta e a favor da privarização que seja é uma forma de divulgar as universidades nacionalmente.
  • Su Namaste Nogueira ISso tudo q vc falou todos já sabiam! Vc só viu agora? Não precisa repetir, Fernanda! 

    Como o pessoal do Acre vai saber disso? Da mesma forma q não é através da Globo q eles vão ficar sabendo a razão das greves! Nem tudo chega com o mesmo alcance!!! Esses argumentos já são antigos, só isso...
  • Amanda Nóvoa Ronisson, adoro aquele vídeo, me acabo de rir!! Mt bom mesmo!!  Su Namaste, um beijo! Gente, ó só, apenas expus minha opinião... Se é coletiva se não é, sinceramente eu não ligo mt não, to sendo bem sincera. Eu não fui e não vou a nenhum desses debates, pq normalmente é em horário que eu tenho outras coisas pra fazer, e se não tivesse, mais uma vez sendo sincera, não sei iria pelo fato de saber que minha opinião seria minoria, enfim, por isso guardo só para mim... E vez em quando... Diante de oportunidades como esta dou uma curtida, uma comentada... Juro, não to afim de mudar o mundo! A MINHA VIDA COMO ELA É (suada, correndo atrás das minhas coisas, e só eu sei qnt ralo por minhas conquistas) é mt boa!!! Mas admiro, juro, a vontade de vcs quererem mudar certas coisas, mas não concordo às vzs. E veja, isso não é conformismo, ao meu ver, é um drible e um puta jogo de cintura que a gnt vai aprendendo com os tropeços. Acalmem-se, pq nem sempre seguir as regras significa ser submisso. A pior submissão é aquela que a gente se impõe, não a dos outros. Bom, tenho mt oq estudar! Então, um beijo e ponto final para mim.
    há 38 minutos via celular · Curtir · 2
  • Su Namaste Nogueira Do q vc falaram, apesar da ressalva daAmanda Nóvoa d não participaria de qualquer forma provavelmente, é:

    TER UM DIA PARA OS ALUNOS SE REUNIREM SEM QUE TENHA AULA NENHUMA. 

    A mesma cosia q acontece com a reunião de departamento q não tem aula pras 
    pessoas irem.

    E Amanda a questão não é ir a todas as reuniões, mas pelo menos perguntar, ficar sabendo. Ter noção de q existe ata pra ser consultada em algum momento de curiosidade (aqui nos arquivos do grupos). E q se vc vai fazer o ENADE, talvez pudesse consultar alguma ata, tirar alguma dúvida! É impossível aparecer em tudo!

    E eu costumo defender as pessoas q tme opinião contrária. Não por concordar com elas, ams por defender o direito d expressão e isso as pessoas tem mesmo aprender a deixar o outro falar! 

    As nossas reuniões tem panelinha mesmo! e isso é chato! (pronto! botei o meu na reta, como sempre! rs)
  • Handyara Rocha Ae, pessoal não sei em que pé está a questão dos debates em torno da forma de avaliação do enade, mas alguém sabe me dizer se já foi discutido como critério de avaliação a participação de alunos em projetos de monitoria, iniciação científica, publicação de artigos, trabalhos em congresso, projetos sociais, etc?
  • Vanessa Monteiro farei um breve comentario sobre isso tudo pq ja falei bastante na epoca da prova e mantenho tudo o que disse: o pessoal do acre etc vai saber da qualidade da uff nao pela nota, mas pelas referencias de textos de pessoas formadas, referencias de professores que temos no nosso corpo docente, etc. Ou por outras formas. De qualquer modo, é como esse pessoal ja fica sabendo da uff hj. Se vc reparar na quantidade de gente na graduação e na pós que vem de outros estados, isso vai ser mt claro. A uff é super procurada por muitos alunos de diversas cidades e estados diferentes.. e ainda digo mais: tem gente que vem de outros paises vizinhos. Vem alunos de todos os cantos pra ca. 
    Outra coisa: o mec sabe que foi boicote pelo simples motivo que todas (ou quase todas) as pessoas escreveram que estavam boicotando. A unica coisa é que o mec nao quer se curvar. Eles nao vao fechar nosso curso pq sabem que se fizerem isso estao ferrados, ainda mais com as movimentações que ja estao rolando contra as politicas vigentes. Eles estao só fazendo drama, fazendo pressao. Ok, infelizmente o boicote nao foi assumido pelo mec, mas nós boicotamos e vamos divulgar em todos os espaços que boicotamos. Para os proximos anos, sugiro que as pessoas se encontrem mais pra discutir isso. Nao foi apenas um encontro que tivemos. Foram vários. Divulgamos pela uff, por email, por facebook e no boca a boca. 
    Pra fechar, se vc se arrepende por ter deixado a prova em branco, tenho uma pergunta, numa boa: vc leu a prova? Vc leu as questões que vc deixou em branco? Se não, te digo que deveria, ainda mais considerando que vc estava tao contrariada com o boicote. Ler a prova seria uma pequena atitude para poder argumentar contra ou a favor do boicote, mesmo dps de ter feito ou nao a prova. Se leu, só possp dizer que lamento que vc se arrependa de nao ter feito. Devo dizer que como aluna da uff (e estou dizendo como uma boa aluna da uff, numa boa, nao como uma aluna que passou batida), se eu fizesse aquela prova dificilmente tiraria uma boa nota. Sabe pq? Pq aquela prova nao abrangia 1/5 do que aprendemos na uff. Por que? Pq a uff é fraca? Nao. Pq a uff escolheu dar enfase em duas correntes que sequer foram mencionadas na prova: psicanalise e esquizo/institucional/social/trans ou como quiser chamar. Outra linha que a uff abrange é fenomenologia, que igualmente sequer foi mencionada. Só o que vi na prova foi psicologia experimental e cognitiva, que é pouco comentada na uff. Nem organizacional apareceu direito na prova. O que tinha de social era extremamente restrito. Mas a uff está errada em dar esses focos?! Nao. O Mec indica que as universidades deem pelo menos 2 focos na formação, justamente pela inviabilidade de ensinar a psicologia inteira. Entao retomo a pergunta: vc acha coerente fazer uma prova assim? Que quer avaliar sua universidade por algo que nao se aplica a ela? Fiquei envergonhada lendo a prova. Nao por mim. Fiquei envergonhada pelas pessoas que estavam fazendo a prova na mesma sala que eu! (Pessoas que nao eram da uff, pq todos os q vi da uff boicotaram.. só soube de 2 pessoas que nao boicotaram).
    Diante do que vc ta dizendo agora - que, sinceramente, nem to mt afim de alongar - só posso concluir q vc 1) nao leu a prova e, portanto, nao se interessou em avaliar criticamente o processo de notas do mec; OU 2) leu a prova e nao teve habilidade critica de reconhecer que o conteudo daquela prova nao correspondia à sua formação na uff; ou, na melhor das hipoteses 3) leu a prova e saberia responder pq se dedicou a estudar especificamente aquelas 2 linhas abordadas na prova a partir de experiencias externas à uff, seja em outros cursos e estágios. Nesse caso, a prova continua nao avaliando a qualidade da uff, mas um nicho muito especifico da psicologia (que é um arquipelago, por sinal), que por acaso te interessou. Ainda assim, perdura a pergunta: tem coerencia em avaliar um nicho da psicologia, quando ela é tao vasta?
    Enfim, tem outras questoes envolvidas, mas vou ficar so com estas.. nem fui breve no fim das contas!
    há 10 minutos · Editado · Curtir · 1
  • Camila Sarafana Eu não entendo porque as pessoas fazem tanta questão que todos manifestem suas diferentes opiniões se nem em um simples post do facebook consegue-se manter um nível de debate que não passe pela ofensa ao outro. Enquanto as coisas forem assim vai ficar bem complicado poder manifestar nossa opinião sobre os diversos assuntos.
  • Luiza Reis Caceta..to impressionada. Na época do enade, tentamos puxar algumaS discussões. Quem apareceu: VanessaDeniseSu Namaste Nogueira..ou seja, pessoas prestes a se formar, que em breve nem estariam mais na graduação. O termo "forçada pela coletividade"me soa tão imbecil que me é dificil manter o nível na conversa. Mas lendo esse último comentário aqui de cima...só lamento! Se a galera n tem noção de coletivo nem pra fazer uma prova que o curso todo será avaliado (aliás me fica a dúvida se a galera de fato soube boicotar, e sinto como um insulto me dizer que é preguiça n querer fazer uma prova tão estúpida), alegando não querer mudar o mundo...veja bem, ninguem aqui propôs mudar o mundo. É algo mto simples: sentar a bunda e decidir JUNTOS se boicota e COMO boicota. Aliás, isso é algo que deveria entrar na sua agenda de estudos. Deveria ser algo com o qual o curso inteiro deveria lidar, debater, inclusive os professores. E debater isso seria mto mais oportuno, útil pra todos nós que um desabafo em um grupo público.
  • Elisa Moraes Gente, pra quem levantou o argumento de o boicote ser problemático porque pode não ter mais vestibular pra psicologia e tudo mais. Justamente por causa do boicote, o MEC enviou pessoas para avaliarem o curso de perto, entrevistaram os alunos, os professores, verificaram a estrutura da universidade e tudo mais. Os professores aqui no grupo certamente podem falar melhor sobre como foi isso, eu tenho só algumas notícias, mas dizer que vai fechar vestibular por causa do boicote é muito precipitado, tem todo um processo burocrático até chegar lá, e até onde eu sei a gente não corre esse risco. Vamos tentar nos informar sobre os argumentos que usamos para não simplesmente repetir o que ouvimos falar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário