Mostrando postagens com marcador Histórias. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Histórias. Mostrar todas as postagens

domingo, 25 de janeiro de 2015

{HOJE}, {DESCOMPASSO}, {AMIZADE}

Encontro é sintonia
(ou a Arte do descompasso!)


Alguém que se afasta, mesmo quando volta, pode ter ido pra sempre.
Por isso ajo como se eu tivesse todo tempo do mundo HOJE, cultivo as AMIZADES (mais do que abóboras e tomates), tento ser mais flexível quando sei que ninguém é o que se espere. A SINTONIA pode não ser infinita, mas que a inspiração valha o encontro que foi e pra sempre terá sido.

"Todos os dias é um vai e vem
...
Chegar e partir são só dois lados da mesma viagem"


QUANTO AO HOJE:

Porque o mais comum é o amanhã que não chega. O não dito que vive dessa perda de sentido que passa com o tempo e não diz mais nada depois. Tenho planos pro futuro. Mas o futuro é só o que não coube hoje, quando hoje é pouco. Não mudo nada quando estou feliz porque sei que aquele é o meu (sempre nosso) melhor momento. Mesmo que eu tenha q acordar cedo no dia seguinte, mesmo que acumule afazeres, mesmo que eu tenha que remarcar algo... haverá outra hora para os outros compromissos e esse é o lugar do futuro: o possível. Para hoje e amanhã: o impossível.

(História:)
Uma vez um menino lavava sua casa após uma festa em 2007 e parou para conversar comigo. Ele segurava um balde metade com água. Uma hora tive que falar: "solta o balde, rapaz"! E ele respondeu: "se eu soltar o balde posso perder esse momento. A conversa tá boa". Achei bonito!




O DESCOMPASSO:

Mais desconhecemos do que conhecemos a maioria das pessoas que dizemos conhecer! rs Nesse tempo que compartilhamos, as vezes tudo parece muito claro e dicotômico: sim é sim, não é não.

Só que quando eu não quis mais corresponder o moço do balde no nível do desejo, ele não falou mais comigo,  como acontece muito. Entendo que possa ser constrangedor ou desinteressante que eu queira continuar o contato, mas o cara era legal e a minha "rejeição" não deixou isso claro. Não era só não. Surgia o DESCOMPASSO.
Descompasso que fica ainda pior quando é o contrário: quando você é a "rejeitada" e tem a liberdade limitada pelo desinteresse do outro de o procurar (quando é isso que ocorre), dificultando a amizade quando "assim se deseja" (de outra forma). Penso nessas horas que é mais fácil lidar com tomates e abóboras! rs

Acontece muito, inclusive, de ser só o desejo que motiva o contato entre as pessoas. Nunca gostei de olhar pra pessoa depois do desejo e não ver mais nada (quando assim acontecia), então passei a evitar essa sensação a maior parte do tempo. E essa forma de interesse entre as pessoas passou a ser pouco pra mim, embora o carnal estivesse aí pra ensinar muita coisa! Mas me faz achar que as pessoas não precisam ficar com pessoas legais. Entre o sim, o não e o talvez, é tudo verdade!! De fato, não "precisam". Enfim, ainda que haja uma cultura e uma época que balize de alguma forma a gente, "a nossa moral" e suas dissidências geram DESCOMPASSOS entre você e sua própria história, seu tempo e todo mundo. Até que sua forma de desejar seja quase incompreensível se fora da moda geral ou local! rs

(História:)
Lembro de Londero (tem seus 60 anos, motorista do ônibus da Rural, maestro internacional, e apaixonante cantador de MPB amador!) falando da forma superficial das pessoas de se relacionarem... não que eu concordasse com como ele achava que deveria ser, mas ouvia. Era a história dele, na nossa história hoje, um professor de histórias!! :)



QUANTO A AMIZADE:
Por achar as relações na superfície muito chatas e não levar jeito pra fazer joguinho que só faz mal, passei a considerar que a melhor relação é a AMIZADE. Meus relacionamentos duradouros de anos são amistosos! rs

Porque quando se está muito interessada, você procura a pessoa a hora que quiser, encontra a hora que quiser, fala o que quiser sem ninguém "temer nada". Você está na janela de uma casa, vendo tudo passar na sua vida e na do outro, lado a lado quando juntos!

Passei a ser uma guria pedagógica e explicar: você é muito legal, então prefiro a liberdade da sua amizade do que ficar com você. Assim sigo me apaixonando e namorando amigos e estranhos sem "ter que ser" pela via sexual, sem precisar do consentimento (rs!), sem ser por contrato até que a isso se agregue outra relação que não a de amizade. Sem perder nada.

Ah sim...não há regras. Vale o mote: em toda relação há perda. Alguém que se afasta, mesmo quando volta, pode ter ido pra sempre. Porque você avisa como funciona pra você, mas quem se afasta é como quem diz "não" ante ao "sim", é como o grito ante ao silêncio: é uma posição que mina a sua. Que tira todo o sentido pra ela do que você dizia.


SINTONIA:

Toda Ins-piração é apaixonada!

"Tudo que você tem não é seu
Tudo que você guardar...
Pertence ao tempo que tudo transformará

Só é seu aquilo que você dá!
...
E o beijo que você deu é seu, é seu"]







_________________________________________________




Postagem:


I - 

[QUANTO AO HOJE:

Porque o mais comum é o amanhã que não chega. O não dito que vive dessa perda de sentido que passa com o tempo e não diz mais nada depois. Tenho planos pro futuro. Mas o futuro é só o que não coube hoje, quando hoje é pouco. Não mudo nada quando estou feliz porque sei que aquele é o meu (sempre nosso) melhor momento. Mesmo que eu tenha q acordar cedo no dia seguinte, mesmo que acumule afazeres, mesmo que eu tenha que remarcar algo... haverá outra hora para os outros compromissos e esse é o lugar do futuro: o possível. Para hoje e amanhã: o impossível.

(História:)
Uma vez um menino lavava sua casa após uma festa em 2007 e parou para conversar comigo. Ele segurava um balde metade com água. Uma hora tive que falar: "solta o balde, rapaz"! E ele respondeu: "se eu soltar o balde posso perder esse momento. A conversa tá boa". Achei bonito! ]


II - 

[A ARTE DO DESCOMPASSO

(História:)
Uma vez um menino lavava sua casa após uma festa em 2007 e parou para conversar comigo. Ele segurava um balde metade com água. Uma hora tive que falar: "solta o balde, rapaz"! E ele respondeu: "se eu soltar o balde posso perder esse momento. A conversa tá boa". Achei bonito!

O DESCOMPASSO:

Mais desconhecemos do que conhecemos a maioria das pessoas que dizemos conhecer! rs Nesse tempo que compartilhamos, as vezes tudo parece muito claro e dicotômico: sim é sim, não é não. 

Só que quando eu não quis mais corresponder o moço do balde no nível do desejo, ele não falou mais comigo,  como acontece muito. Entendo que possa ser constrangedor ou desinteressante que eu queira continuar o contato, mas o cara era legal e a minha "rejeição" não deixou isso claro. Não era só não. Surgia o DESCOMPASSO.
Descompasso que fica ainda pior quando é o contrário: quando você é a "rejeitada" e tem a liberdade limitada pelo desinteresse do outro de o procurar (quando é isso que ocorre), dificultando a amizade quando "assim se deseja" (de outra forma). Penso nessas horas que é mais fácil lidar com tomates e abóboras! rs

Acontece muito, inclusive, de ser só o desejo que motiva o contato entre as pessoas. Nunca gostei de olhar pra pessoa depois do desejo e não ver mais nada (quando assim acontecia), então passei a evitar essa sensação a maior parte do tempo. E essa forma de interesse entre as pessoas passou a ser pouco pra mim, embora o carnal estivesse aí pra ensinar muita coisa! Mas me faz achar que as pessoas não precisam ficar com pessoas legais. Entre o sim, o não e o talvez, é tudo verdade!! De fato, não "precisam". Enfim, ainda que haja uma cultura e uma época que balize de alguma forma a gente, "a nossa moral" e suas dissidências geram DESCOMPASSOS entre você e sua própria história, seu tempo e todo mundo. Até que sua forma de desejar seja quase incompreensível se fora da moda geral ou local! rs

(História:)
Lembro de Londero (tem seus 60 anos, motorista do ônibus da Rural, maestro internacional, e apaixonante cantador de MPB amador!) falando da forma superficial das pessoas de se relacionarem... não que eu concordasse com como ele achava que deveria ser, mas ouvia. Era a história dele, na nossa história hoje, um professor de histórias!! :) ]





III -

[AMIZADE

Encontro e sintonia

[HOJE] ou [a Arte do DESCOMPASSO!]


Ajo como se eu tivesse todo tempo do mundo HOJE, cultivo as AMIZADES (mais do que abóboras e tomates), tento ser mais flexível quando sei que ninguém é o que se espere. A SINTONIA pode não ser infinita, mas que a inspiração valha o encontro que foi e pra sempre terá sido.



QUANTO A AMIZADE:

Por achar as relações na superfície muito chatas e não levar jeito pra fazer joguinho que só faz mal, passei a considerar que a melhor relação é a AMIZADE. Meus relacionamentos duradouros de anos são amistosos! rs

Porque quando se está muito interessada, você procura a pessoa a hora que quiser, encontra a hora que quiser, fala o que quiser sem ninguém "temer nada". Você está na janela de uma casa, vendo tudo passar na sua vida e na do outro, lado a lado quando juntos!

Passei a ser uma guria pedagógica e explicar: você é muito legal, então prefiro a liberdade da sua amizade do que ficar com você. Assim sigo me apaixonando e namorando amigos e estranhos sem "ter que ser" pela via sexual, sem precisar do consentimento (rs!), sem ser por contrato até que a isso se agregue outra relação que não a de amizade. Sem perder nada.

Ah sim...não há regras. Vale o mote: em toda relação há perda. Alguém que se afasta, mesmo quando volta, pode ter ido pra sempre. Porque você avisa como funciona pra você, mas quem se afasta é como quem diz "não" ante ao "sim", é como o grito ante ao silêncio: é uma posição que mina a sua. Que tira todo o sentido pra ela do que você dizia.




SINTONIA:


Toda Ins-piração é apaixonada!


"Tudo que você tem não é seu
Tudo que você guardar...
Pertence ao tempo que tudo transformará

Só é seu aquilo que você dá!
...
E o beijo que você deu é seu, é seu"]






segunda-feira, 23 de junho de 2014

Sobre o amor aos 12 anos...

Um menino de 12 anos me contando como ele sabia que deveria pedir tal guria em namoro: "Ela me encheu de tapas d amor"!!



Amo meu público!!

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Morre Naema aos quase 18!

Mais um amor q se vai...
Morre Naema aos 18 anos!
(No primeiro "comentário" abaixo vou deixar uma poesia q tinha feito pra ela em 22.10.13)

Jurava q ela ia morrer ontem! Ensaiei a despedida e tudo preparando minha mãe! Dormi fazendo carinho na gata maior. Acordei antes dela pra dar a notícia caso ocorresse, então, a pequena grande morte pela manhã da gata menor. Mas os olhos da bicha ainda brilhavam as 8h do dia 18 de fevereiro!!! Sorte...

Sabe o q é ter um bicho q viveu contigo dois terços da sua vida? Mais da metade da sua vida! Pros gatos, ter 18 anos parece equivaler a ter 88 anos humanos! Teria ela vivido mais q eu? Tempo, tempo, tempo...

"Amor não chora
Que a hora é de deixar
O amor de agora
Pra sempre ele ficar"

Não lembrava, mas o nome dessa é "Canção da Despedida"! Eu e meu eterno caso de comunicação pela música!

Agora o sono é mais profundo!

Incrível a calma e a força da tristeza quando o apoio maior tem q ser cuidar dos outros antes de você! "A morte é pra quem fica!"
É como perder um pilar da minha mãe e me preocupar com dois lutos ao mesmo tempo! Com a luta da mãe e com o luto da gata!

Naema foi parceira! Esteve muitas vezes quando a gente não podia estar com a madrecita! Era da casa! Foi gorda, morreu desnutrida e com uma perna de pau engraçada, q não dobrava mais! rs ...

Pegamos a gata mais feia, abandonada e com barriga d´água, mal amada, em uma das jaulas da veterinária da Rural. Foi o primeiro caso de adoção onde minha opinião contava. Foi onde aprendi alguns critérios de amor da minha mãe que sempre teve uma longa carreira de adoções (bem correspondidas ou não)! Enfim, amor não se exige, se demonstra!

O pior disso tudo é a naturalidade de esquecer q ela morreu de vez em quando!

E logo lembrar q era melhor ter morrido porque já sofria as dores da parto pra outra natureza... voltar pra terra, brotar de novo, voltar outra...

"Peço-te o prazer legítimo
E o movimento preciso
Tempo tempo tempo tempo
Quando o tempo for propício
Tempo tempo tempo tempo...

De modo que o meu espírito
Ganhe um brilho definido
Tempo tempo tempo tempo
E eu espalhe benefícios
Tempo tempo tempo tempo..."

Hoje ainda temos Salém... saúde questionável, porém perfeita!
Dormiu na cama da Naema, bebeu da água da Naema, fez a companhia a minha mãe da Naema... e passa sua primeira noite sem ela!

O q sabe o Salém q eu não sei?

Salém tem tb 18 anos, todo branco e ativo. Salém é meu pilar, meu lado felino.


Foto: Mais um amor q se vai...
Morre Naema aos 18 anos!
(No primeiro "comentário" abaixo vou deixar uma poesia q tinha feito pra ela em 22.10.13)

Jurava q ela ia morrer ontem! Ensaiei a despedida e tudo preparando minha mãe! Dormi fazendo carinho na gata maior. Acordei antes dela pra dar a notícia caso ocorresse, então, a pequena grande morte pela manhã da gata menor. Mas os olhos da bicha ainda brilhavam as 8h do dia 18 de fevereiro!!! Sorte...

Sabe o q é ter um bicho q viveu contigo dois terços da sua vida? Mais da metade da sua vida! Pros gatos, ter 18 anos parece equivaler a ter 88 anos humanos! Teria ela vivido mais q eu? Tempo, tempo, tempo...

"Amor não chora 
Que a hora é de deixar
O amor de agora
Pra sempre ele ficar" 

Não lembrava, mas o nome dessa é "Canção da Despedida"! Eu e meu eterno caso de comunicação pela música!

Agora o sono é mais profundo!

Incrível a calma e a força da tristeza quando o apoio maior tem q ser cuidar dos outros antes de você! "A morte é pra quem fica!"
É como perder um pilar da minha mãe e me preocupar com dois lutos ao mesmo tempo! Com a luta da mãe e com o luto da gata!

Naema foi parceira! Esteve muitas vezes quando a gente não podia estar com a madrecita! Era da casa! Foi gorda, morreu desnutrida e com uma perna de pau engraçada, q não dobrava mais! rs ... 

Pegamos a gata mais feia, abandonada e com barriga d´água, mal amada, em uma das jaulas da veterinária da Rural. Foi o primeiro caso de adoção onde minha opinião contava. Foi onde aprendi alguns critérios de amor da minha mãe que sempre teve uma longa carreira de adoções (bem correspondidas ou não)! :) Enfim, amor não se exige, se demonstra!

O pior disso tudo é a naturalidade de esquecer q ela morreu de vez em quando! 

E logo lembrar q era melhor ter morrido porque já sofria as dores da parto pra outra natureza... voltar pra terra, brotar de novo, voltar outra...

"Peço-te o prazer legítimo
E o movimento preciso
Tempo tempo tempo tempo
Quando o tempo for propício
Tempo tempo tempo tempo...

De modo que o meu espírito
Ganhe um brilho definido
Tempo tempo tempo tempo
E eu espalhe benefícios
Tempo tempo tempo tempo..."

Hoje ainda temos Salém... saúde questionável, porém perfeita! 
Dormiu na cama da Naema, bebeu da água da Naema, fez a companhia a minha mãe da Naema... e passa sua primeira noite sem ela!

O q sabe o Salém q eu não sei?

Salém tem tb 18 anos, todo branco e ativo. Salém é meu pilar, meu lado felino.

"Um tapete preto 
abre os olhos amarelos 
madrepérola de perto. 
Focinho com focinho, colo em seu interior!

Macia e negra 
o lombo já tem certa poeira 
elasticidade q não foi sempre a mesma. 
Uma lambida já é banho demais 
deixa o resto do trabalho aos muito interessados. 
Um lhe lambe o pescoço, 
a outra, lhe escova as costas. 
A preta feliniza o sentimento,
ronrona um mantra, 
afofa profundamente
cai do colo: gente não tem couro que se possa furar!

Um joelho q não dobra mais,
se enrola e capota: ganhou uma perna de pau! 
Esbelta e leve, 
desliza pelo ar como por acaso 
como quem anda de salto:
as unhas musicando no chão.

Uma surdez que atrasa o almoço,
o cheiro que a desperta voraz,
dentes q faltam as refeições.
Faz da casa um labirinto 
onde a procuram na hora da caça.
Selvagem de casa 
antiga 
comia flores ao invés de lagartixas.
Por falar nisso, 
contaria a seus netos 
da bebedeira de água do sanitário
no auge da juventude!
Que alongamento!

Triatleta em paciência 
3 cães bobos desenhados a sua volta,
um lhe lambendo a cabeça! 
Ainda rouba uns grãos de ração,
grande demais,
é a bala dela.
Conta os dias em carinho
humanos calendários.
Um tapete da sua cor, um trono, uns colos. 
"O resto eu descolo"
quando acordar todo mundo:
miado solto na amplidão! 
A gatinha tem passado com o tempo."


SuN




Bem q eu tinha dito:

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Angra Antiga: muitas paixões!

Depois de um início de ano de muitas paixões, posso dizer q sim: Sem falso lirismo A vida é mais bela A beira do abismo (J.Calazans) Até q ponto uma história muda a sua vida? Como vc quer contar as suas histórias? A troco de acharem bonito? Contos de fada não existem. Não empobreça suas histórias com esse molde. Se aproxime do horror e da alegria. Nada melhor pra fazer feliz do q a alegria, nada melhor pra combater o horror... do q a alegria. Dois olhares lanço agora sobre uma mesma história pra contar algumas paixões dos últimos dias! - Fiz um filho em Angra! Foi minha primeira paixão depois que comecei a travessia pra Angra no dia 01.01.2014. Me apaixonei pelo filho de 2 anos de "uma prostituta" (história q não contamos pra todo mundo!) ou... por uma criança q resolveu se aninhar no meu colo em uma hospedaria simples e muita limpa onde tive vários papos d comadre e me rendeu mais uns quadrinhos pra Janjão? Janjão agora vive com seu avô e o pai morreu jovem, jovem. Ele não é filho só de uma mulher e nem a história dela define a dele. Ele passou por tudo! Janjão, moço como ainda é muito, chorou demais com a minha saída. Ele ainda estava aprendendo, como todos nós, que amigos vem e vão. E só um amigo q foi pra longe, me fez conhecer Janjão: fui a Angra rever um outro moço q se mudara para Maceió e q tb ia embora naquele dia! Queria dizer pra criança q com o tempo aprendemos a chorar por dentro, o q pode ser bom! E essa foi a nossa história. Uma saudade q se repetiria várias vezes em 3 dias! - Doideira na ida pra Angra: .Quantas pessoas encaram uma viagem penosa, num calor escaldante de 4h d baldeação até Angra mesmo sem conseguir falar ou saber onde estava o amigo alvo máximo da ação? Só tínhamos esse dia! Não tinha tempo de dar errado! Há quem chame doideira platônica desorganizada. Eu chamo: devoção! Teria valido a pena mesmo se tivesse dado errado! (Só conheço um Saci!rs) - Perdida em Angra: Quando se está num lugar onde as chaves q você tem na mochila não funcionam, vc faz o q? Mais amigos!! .Primeiro foi um senhor de 60 anos q foi meu guia! Vi onde era Monsuaba com seus olhos! .Depois um menino q, pela primeira vez, eu via sem óculos e me fez ficar mais um dia a troco só de estar bem assim! .Depois a "família" da hospedaria... cheios de histórias! Só até aqui já era coisa demais pra dois dias "só"! - Volta de Angra ou 2 Aniversários urgentes: Missão: de volta de Angra, tinha q chegar a tempo em aniversários na São Salvador! Foram 5H de VIAGEM fazendo BALDEAÇÃO escaldante! rs Quem era eu depois disso? .Estive mt feliz com amigos de infância q pude ver melhor e maiores! Eram outros BRINQUEDOS hj. Tudo meio parecido, meio mudado! Rugas sorriam! rs .Revi um amigo de já grande saindo das suas clausuras com admiração! Foi mais um dia mt profundo q ganhamos pra vida toda! .Reconheci um morador rua q estava mal da outra vez q o vi. Trocamos muita ideia. As vezes tudo q vc pode fazer (naquele momento) é ouvir! Agora é alimentar tudo isso! Saudade me define!

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Ai, ai,ai eu!

"Diga lá, meu coração
Que ela está dentro em peito e bem guardada
E que é preciso
Mais que nunca
Prosseguir,
Prosseguir."



Quem diria cantar essa no natal com minha mãe! Inédito@! 

"Por uma pechincha você vai levar
Um dengo, um sonho pra quem quer sonhar
Em Madureiraaa"





"Deixe de lado esse baixo astral
Ergua a cabeça enfrente o mal
Agindo assim será vital para o teu coração
É que em cada experiência se aprende uma lição"




"FELIZES os poetinhas!

"Bem leve leve, releve,
Quem pouse a pele em cima de madeira
Beira beira, quem dera, mera mera, cadeira
Mas breve breve, revele
Vele, vele quem pese, dos pés à caveira
Dali da beira uma palavra cai no chão, caixão
Dessa maneira,
Uma palavra de madeira em cada mão,
Imbuia, Cerejeira""





"Pode vir me contar das coisas que
Pensei conhecer em ti
Não sei bem se foi eu que me enganei
Ou foi você que me iludiu"


"Mas quem disse q eu ... esqueço
mas quem disse q eu ... mereço"



quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Amador - Sérgio Vaz

Amei certo as pessoas erradas.
Amei errado as pessoas certas.
Nunca fui bom em amar e ser amado…
amar me parece coisa de profissional
e não para amadores como eu.

Sergio Vaz

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Pode dar certo

Tudo pode dar certo

(01)

Antes de sair confirmo o endereço no convite online que você enviou especialmente pra mim e toda sua imensa lista de contatos. Te comprei um livro grande, de capa dura, com fotos de Dublin porque uma vez você me disse querer passar uma temporada por lá. Você está num grupinho cheio de caras altos e quando me vê, arregimenta um sorriso natural. Sinto uma pulsação estranha em alguma veia da nuca.

Você diz que não precisava o presente e talvez ele não sirva pra nada mesmo. Só quis soar pessoal, mas você poderia ter fingido mais entusiasmo. Aí me dá um daqueles beijos 90% dirigido à bochecha, e os outros 10% maliciosamente no canto da boca, segundo dados gerados pelo meu cérebro idiotamente apaixonado. É bar livre, então me manda ficar à vontade, embora eu saiba que perto de você isso é impossível.

Olho para seus amigos figurões e me sinto não um homem, mas um desastre terrestre, talvez algum descarrilamento de trem ou troço do tipo. Vim com a expectativa de terminar a noite beijando você em algum canto, mas não consigo visualizar a coisa acontecendo. Um jovem advogado diz uma coisa e você ri – e me olha. Um pseudo-surfista com a pele amarela e esturricada fala algo e você toca o peito dele – e me olha. Duas garotas se aproximam com pacotes cobertos de celofane e você torna-se risonha e gasguita e ultrassônica – e me olha.

(02)

Uma hora e meia depois e não estou mais lá. Cansei de ser ignorado. Estou caminhando pela Sarmento Leite em direção ao cerne da Cidade Baixa. Passo numa bodega onde sei que vendem cigarros avulsos. Quando vou pensar em você, me interrompo e peço mais uma ao rapazola no balcão. Aí continuo. Com a língua meio enrolada repasso nossa pequena biografia. Aquele dia que a gente quase finalmente se beijou na escada de incêndio, quando faltou luz; só que segundos depois a luz voltou, e após o episódio a gente não criou coragem de tentar outra vez. Penso nos seus olhos verde-água. Seu torpedo que recebi avisando do pulôver esquecido naquela reunião de pessoas – estava salvo contigo e tinha meu cheiro. Como seu segundo esporte favorito é me fazer de bobo. O primeiro é rúgbi. Meu telefone vibra. Quem fala?

– Onde você está? Não enxerguei mais você. Aparece logo, vamos cortar o bolo.

Digo onde estou e você disfarça a decepção muito bem. Com maestria, até. O telefonema ainda dura alguns segundos de silêncio mútuo. O silêncio pode ser interpretado de duas maneiras: 1) nada a dizer; 2) muito a dizer e nenhuma sugestão de começo. O verdadeiro apaixonado nunca encontra as palavras certas pra dizer, por isso a ausência de uma carta definitiva de amor. O rapazola varre o chão e deita as cadeiras sobre as mesas, logo considero a deixa para dar no pé.

Antes, dou uns goles desnecessários. Caminho junto a um muro alto. Estou atravessando uma rua. Os carros passam por mim com seus farois jogando figuras geométricas na minha cara exausta, de quem não suporta mais essa sensação de desejar fazer feliz alguém que já tem tudo pra ser. Na calçada, meio de propósito, eu corto ao meio os casais de mãos dadas saindo de uma pizzaria. O mundo é a ambientação de uma música do Radiohead.

(03)

Sei que não tenho mais vida própria porque são cinco da manhã e estou na frente do seu terceiro andar. Eu chamo você, sussurrando. Levanto um pouco o timbre, cheio de esperança de que o plano saia como imaginei, dessa vez. Quem sabe gritando. O vizinho do quinto manda eu me foder e respondo que já estou ferrado, no mesmo tom. Aí eu subo na parada de ônibus e diminuo a distância em um andar.

– O que você está fazendo? – ela aparece enrolada num lençol. – Desce daí, seu imbecil!
– Não. Não antes de te dizer uns troços – eu digo. Parece super romântico, mas é de dar pena, na verdade.
– Você está bêbado? – ela me pergunta com um esgar de desprezo no rosto. – Não fiquei chateada por você ter ido embora, se isso é isso que está perturbando você.

Não é isso que está me perturbando.

– Não é isso que está me perturbando. Eu quero falar contigo.
– Me liga amanhã. Você não tem condições de conversar com ninguém – ela diz num tom professoral.
– Não. Não. Chega de amanhã. Falando sério, eu acho que até amo você, sabe? Desce aqui, garota. Vamos falar sobre isso.

Alguns cães da rua se colocam a latir.

– Você vai dormir ou eu vou ter que descer aí e te dar umas porradas? – diz o babaca do quinto andar.
– Pode vir bonitão! Mas antes vá para o quinto dos infernos!

Que coisa mais linda de se ver. Somando a este belo gesto de admiração e carinho em cima da parada de ônibus, apanhar do vizinho do quinto andar no meio da rua é que vai trazê-la pra mim. Alguém aí por acaso viu minha dignidade?

– Por que você está fazendo isso? Vá embora! – ela não consegue terminar a frase porque está meio que chorando.

Aí um cara, uma versão Johnny Bravo sem o óculos de sol e a camiseta preta, chega por trás e a puxa gentilmente pelo ombro nu. E antes de fechar a cortina me olha com uma expressão mista de lástima e satisfação sexual. No meu lugar, O Incrível Hulk ficaria verde e saltaria no pescoço do cara que está dormindo com a garota que o destino reservou a mim. Como meus poderes são insuficientes, só consigo me sentir estranhamente grato. Ele parece um cara legal.

Quem sabe o Johnny Bravo já esteve na minha posição e sabe como é. Talvez ele possa descer e me dar alguns conselhos sobre como não perder muitos quilos com o abismo que vem a seguir; talvez ele possa me indicar algum grupo assistencial cheio de perdedores que fizeram uma última e equivocada tentativa de colocar seu amor não-correspondido nos trilhos e acabaram pegando suas garotas dando para outros.

Estou indo pra casa, mas antes paro na esquina, agarro meus cabelos com as duas mãos e berro desesperadamente com toda minha vontade de arrancá-la de mim. Mas eu sei que não vai funcionar, a não ser que alguém crie uma lei proibindo as garotas de irem pra cama com quem não estão verdadeiramente apaixonadas.

(04)

Mas alguém havia de ceder e esse alguém era eu. Nesse tempo todo antes do incidente aéreo na janela dela, forçando a barra para sermos algo parecido com um casal, nossa relação era apenas um jogo de hesitação. Duas pessoas frequentemente ameaçadas pelo eu-gosto-de-você nunca dito por ninguém, sob pena de um dos lados ter de pagar o preço integral pela sempre provável hipótese da não-correspondência.

De um lado, rapazes como detetives românticos atrás de pistas minimalistas de interesse feminino; do outro, garotas cadenciando a aproximação, sabendo melhor que nós como funciona o jogo: não podem parecer fáceis demais, ou logo serão esquecidas, e nem difíceis demais, ou logo serão desistidas. Onde foi que eu me perdi?

Multipla escolha:

a) No show cover do Pearl Jam, quando fui até a pista, parei a seu lado próximo ao palco e, acidentalmente, nossas mãos se tocaram. Mesmo aquilo me causando formigamento pelo corpo todo, eu recuei, agindo como se tivesse sido apenas um erro de posicionamento;
b) Como ela abriu espaço para eu sentar ao seu ladinho numa mesa com treze convidados, ao me ver chegar estrategicamente atrasado naquele aniversário de uma amiga em comum;
c) Aquele SMS sobre o pulôver com o meu cheiro, esquecido no mesmo espaço para sentar, no mesmo jantar de aniversário;
d) Umas cem vezes ela pôs um violão em meus braços e pediu “Bed Of Roses”. E umas cem vezes passou o resto da noite mostrando como ficaram arrepiados os cabelinhos pouco acima dos joelhos.

Todas as alternativas.

(05)

Se você adora uma certeza, fique longe desse tipo movediço de campo de sedução atulhado de descargas elétricas de ilusão e difusão semântica; onde um olhar, um sorriso, um gesto, uma palavra podem representar mil coisas além de apenas um olhar, um sorriso, um gesto, uma palavra. Você pode também acabar confundindo-se, escancarando intenções estúpidas e incomodando vizinhanças.

Um conselho para mim mesmo, espero que eu aprenda de uma vez: quando uma garota se insinua, não é uma oferta, uma promessa; mas uma suposição, um convite. É como uma dança, isso, um convite para uma dança. É a garota dando uma brecha, deixando você chegar perto e até tocá-la. É ela deixando-se guiar numa breve canção de apresentação. Nada a impede de trocar de par na valsa a seguir. Se ela pisou no seu pé foi porque, na boa, considerou que você não soube conduzi-la ao próximo passo.

Só estou tentando mostrar a você que nesse preâmbulo de história, onde tudo deu errado e acabei me saindo muito bem como o vilão principal, existiu um momento, um triz, talvez tenha sido apenas um dia ou uma semana, não sei, em que a coisa realmente pareceu que ia dar tudo certo.

ESCRITO POR GABITO NUNES

Fonte: Gabito Nunes
http://www.gabitonunes.com.br/p/tudo-pode-dar-certo.html#.Umi9NFPgxCp

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Voando pelas ondas de Floripa

Surfista que voa... (Lembranças de Floripa) http://vimeo.com/46101169

Um pedaço do Desterro (Floripa) que veio comigo!

No Desterro (Floripa) foi assim...:

- Todos eram gente boa!

- Cabô o sol: 17 graus. Temperatura normal. O povo com calor... E eu respirando com a ajuda de aparelhos! rs

- Na cidade tinha muitos homens bonitos. De todas as idades! Mas eles não acompanham o ritmo! rs Acho q as meninas ficavam mais em casa porque a rua... era um mar deles! Salve Rua Osni Ortiga!

- Nativos?
Em Floripa não tem ninguém q seja de lá! Os manezinhos são brinde! Falam português de Portugal (ou quase!). Adoram contar histórias! Bernúncia que o diga!
Cada um contava um conto! "Manoelzinho, manoelzinho e daí veio manezinho"- dizia o taxista Fabrício!
Paulistas imperando... cariocas felizes... e eu sem querer voltar pra casa! rs



- Márcio contando tudo sobre a cultura popular de lá. O Boi de Mamão, Bernúncia, Maricota (?)...

- Litoral:
Aquela sensação de estar no nordeste! Mas pelas cores! Porque clima e água era tudo frio!

- Sempre a mesma conclusão: Eu era extrovertida porque... era carioca. Mas e a amapaense, baiana e potiguá que extrovertiam tb? rs



 


PÉROLAS!
- "Eu to que nem pinto fora d´água" - tentei descrever como me sentia.

- "Isso tudo pra chegar numa praia? Nem em Machu Picchu sofri assim, véio!" - Baiana no caminho pra Joaquina!

- E na Zoropa brasileira...
Su: Orgasmo 15,50, gente! (imagina!)
Garçom Ismael: tinha q ser carioca. Aqui somos mais contidos.
Su: Quem foi o contido que botou isso no cardápio?

- Fé e Nós no centro da cidade:
M: Cuidado com o carro.
K: Ele q tome cuidado comigo! Q inversão d valores da humanidade! (Chorei d rir!)

- Tinha uma grande novidade na cidade: Sushi! Tudo acontecia num sushi! Hipnose, escova e hidratação de graça... mas isso so pra quem faz amizade na rua! rs

- Dionísio no sushi:
Dio: "Se o cara consegue manter a boca dela aberta , consegue conquistar o coração!"

- "Dá pra montar um escritório (de luxo!) com o lixo deles! rs" - Conclusão depois de uma viagem pela cidade fantasma de Jurerê Internacional - Miami Beach.

- "Cara com homem de nerd" por L. - efeito vinho na noite pesqueira na vida das pessoas! Viva Santo Antonio Lisboa!


- Pérolas do Desterro (Floripa):
Pérola enquanto fazia minhas tranças respondia a uma cliente: "Quando der vc volta então, chiquetê. Sei. Tá. Se eu não estiver aqui estou fazendo amor. Aaaaai".

Ri! rs
Cantei (envergonhada porque perguntaram se eu era cantora aí ficou parecendo q por isso eu queria cantar):
"eu faço samba e amor, até mais tarde, e tenho muito sono de manhã..."


 

domingo, 22 de setembro de 2013

Um dia incrível...

Completamente!

De manhã "As pessoas não querem morrer de verdade" Pharrá e o palito d churrasco.

Num canto da cidade: "Falar é prata, silêncio é ouro!" Quem escreveu, sabe! Quem leu, pensa!

Mensagem: "Eu ia adorar" (se eu acabasse ficando!). Mariana amor incondicional

De tarde "Essa é a guarda comunitária desarmando a polícia" Rogelio (operário mexicano na ALERJ)

De noite "Inevitavelmente chega uma certa idade que todo assunto acaba em sexo!" Marcel Saci Saudade

Um dia de muito aprendizado!!
A rua, sempre!
Os desconhecidos e os amores o tempo todo!


Valeu dia 21 de setembro!

terça-feira, 30 de julho de 2013

Não se deve dizer a crianças... nem adultos!

Incrível como serve para adultos!
É flagrante!
Exceto a parte do palavrão que quando grande a gente decide mais quando usar.

Pensei isso hj e reafirmo agora. Incrível ver as pessoas se comprazendo na dor da agressividade e da ironia como se fossem felizes. Responder a altura é não entrar na briga. Ser forte é não ficar tão abatida. Eis a sensação de vitória das mais tristes de um agressor é tentar causar a dor... q ele sente.

Com a criança vc ainda fala cheia de esperança. Com os adultos... às vezes tudo q vc pode fazer é ignorar.


"Pediatra lista 10 coisas que não se deve dizer para as crianças. Vale a pena ler, já que isso pode influenciar (e muito!) na personalidade dos pequenos:

1 – Não rotule seu filho de pestinha, chato, lerdo ou outro adjetivo agressivo, mesmo que de brincadeira. Isso fará com que ele se torne realmente isso.

2 – Não diga apenas sim. Os nãos e porquês fazem parte da relação de amizade que os pais querem construir com os filhos.

3 – Não pergunte à criança se ela quer fazer uma atividade obrigatória ou ir a um evento indispensável. Diga apenas que agora é a hora de fazer.

4 – Não mande a criança parar de chorar. Se for o caso, pergunte o motivo do choro ou apenas peça que mantenha a calma, ensinando assim a lidar com suas emoções.

5 – Não diga que a injeção não vai doer, porque você sabe que vai doer. A menos que seja gotinha, diga que será rápido ou apenas uma picadinha, mas não engane.

6 – Não diga palavrões. Seu filho vai repetir as palavras de baixo calão que ouvir.

7 – Não ria do erro da criança. Fazer piada com mau comportamento ou erros na troca de letras pode inibir o desenvolvimento saudável.

8 – Não diga mentiras. Todos os comportamentos dos pais são aprendidos pelos filhos e servem de espelho.

9 – Não diga que foi apenas um pesadelo e mande voltar para a cama. As crianças têm dificuldade de separar o mundo real do imaginário. Quando acontecer um sonho ruim, acalme seu filho e leve-o para a cama, fazendo companhia até dormir.

10 – Nunca diga que vai embora se não for obedecido. Ameaças e chantagens nunca são saudáveis."

FONTE: http://itodas.uol.com.br/mae/o-que-nao-se-deve-falar-para-as-criancas/

sexta-feira, 19 de julho de 2013

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Cumprimentos e despedidas

Dou mt valor a cumprimentos d chegadas e partidas!

"A tristeza é senhora
Desde que o samba é samba é assim
A lágrima clara sobre a pele escura
A noite, a chuva que cai lá fora
Solidão apavora
Tudo demorando em ser tão ruim
Mas alguma coisa acontece
No quando agora em mim
Cantando eu mando a tristeza embora

O samba ainda vai nascer
O samba ainda não chegou

O samba não vai morrer
Veja o dia ainda não raiou

O samba é o pai do prazer
O samba é o filho da dor

O grande poder transformador!!!"

(Desde q o samba é samba - Caetano)

Importante cultivar o sorriso! Florear a alma ao invés d esperar q lhe tragam flores (Shakespeare). 

Sono no colo...

Depois do almoço de domingo em algum lugar do mundo:

Aquela horinha q bate o sono depois q vc acabou d comer e vc queria estar na sala d algum amigo cochilando, enquanto todo mundo conversa e vc ouve um pouco! Tipo colo d mãe, qndo tu era pequeno e ainda cabia e sempre dormia na hora do sono no final da festa, não importava onde fosse!

Miente más de la cuenta...

"Se miente más de la cuenta
por falta de fantasía:
también la verdad se inventa."

Antonio Machado.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Saúde Mental 2011, Saúde Mental 2013!

No final de 2011, a Saúde Mental de Niterói ocupava a câmara municipal! Aí ninguém podia dizer q era coisa d estudante querendo posar d militante!

Eram psiquiatras, assistentes sociais, psicólogos, usuários, Ocupa Niterói, AUFA e toda sorte de gente tentando impedir a passagem de rodo nos nossos profissionais precarizados! Queriam cortar em 25% o efetivo da saúde q já é pouco!

Espero q sempre q seja necessário, possamos fazer isso de novo! :)
Parabéns por comparecerem hj ao Maraca - Saúde Mental (como um todo)!


Foto: passeata hoje!

domingo, 30 de junho de 2013

Gonzagão - Deixa a mágoa pra depois...


"Vem amor, vem cantar
Pois meus olhos
Ficam querendo chorar
Deixe a mágoa pra depois
O amor é mais importante a dois.

Chora sanfona sentida
Em meu peito gemendo
Vai machucando
E o meu peito de amor vai morrendo

Quanto mais chora
Me entrego todinho ao amor
E teu gemido disfarça
Em m´alma essa dor
"

(Sanfona Sentida - Luiz Gonzaga)

Só com as Crianças...

Só com as Crianças...

Vinicius ganhou de presente um desenho de uma formiga E.T. toda cagada.

Eu ganhei uma figura de uma menina com os cabelos pra cima porque ela estava caindo num buraco depois d sair da cama e descer as escadas do quarto! rs

Clarice Linspector - ...achei que era....

"... por ter tido carinho, pensei que amar era fácil." (Clarice Lispector)

Galeano - E foi tanta a imensidão...

A função da arte/1

Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadloff, levou-o para que
descobrisse o mar. Viajaram para o Sul. Ele, o mar, estava do outro lado das dunas
altas, esperando.

Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto seu fulgor, que o menino ficou mudo de beleza.

E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao
pai: — Me ajuda a olhar!

[Livro dos Abraços - Galeano]

(Diego não conhecia o Azerbaijão! Nem o azeri, nem o russo! rs )

Amo tu!