terça-feira, 8 de outubro de 2013

ENADE UFF: e agora, psis?

Jornalismo e Psicologia da Uff reprovados pelo Enade


08.10.2013
Devido à reincidência nas notas baixas no Enade, graduações em Psicologia e Jornalismo poderão ser descredenciadas, de acordo com o Ministério da Educação
Resultados do Exame Nacional de 2012 foram apresentados pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Foto: Agência Brasil/Antônio Cruz
Resultados do Exame Nacional de 2012 foram apresentados pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Foto: Agência Brasil/Antônio Cruz

Dois cursos da Universidade Federal Fluminense (UFF) podem ser suspensos pelo Ministério da Educação (MEC), após obter pela segunda vez notas 1 e 2, equivalentes à reprovação. A avaliação consta na edição de 2012 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) apresentado ontem pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Os cursos de Psicologia e Jornalismo, que haviam tirado nota 1, numa escala que vai de 1 a 5, no exame de 2009, obtiveram as notas 1 e 2 respectivamente na prova do ano passado. Em todo o estado do Rio de Janeiro, 11 graduações de diferentes universidades públicas, também tiveram conceito 1 e 2. Entre as universidades estão a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), além da UFF. Entre as graduações de universidades privadas, 412 foram avaliadas e 129 tiveram conceito negativo.
Como medida punitiva pela reincidência nas notas baixas dos cursos de Psicologia e Jornalismo da UFF, o Ministério da Educação pode determinar a suspensão do vestibular e até o descredendiamento do curso. As outras graduações públicas reprovadas em 2012, todas com conceito 2, foram: Ciências Econômicas da Uerj, UFRJ e UFRRJ (campi de Seropédica e de Três Rios), Jornalismo da Uerj e Ciências Contábeis da UFF de Miracema e de Niterói, Psicologia da UFF de Rio das Ostras, além de Publicidade e Propaganda, também da UFF.
Dez cursos obtiveram conceito 1 entre as instituições particulares, sendo quatro do curso de Direito. Ao todo, 128 graduações de instituições fluminenses receberam o conceito 2, sendo 17 delas da Universidade Estácio de Sá, quatro da Universidade Gama Filho e oito da Universidade Salgado de Oliveira.
Por outro lado, 14 graduações de universidades fluminenses conseguiram atingir o conceito máximo na edição de 2012, sendo metade delas no curso de Administração de Empresas: UFRJ, UFRRJ, Ibmec, Universidade Candido Mendes, Faculdade Redentor e Faculdade Arthur Sá Earp Neto, Fundação Getúlio Vargas (FGV). As outras sete graduações com nota 5 são: Turismo (UFF), Tecnologia em Processos Gerenciais (FGV), Ciências Econômicas (FGV), Tecnologia em Marketing (UCP) e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos (AVM, Unigranrio e Faculdade Arthur Sá Earp Neto).
Resultados – Sete em cada dez cursos de instituições de ensino superior avaliados no Enade tiveram notas superiores a 3, em uma escala que vai até 5. De acordo com o balanço, o resultado indica um avanço em relação ao ano de 2009, quando esses três conceitos foram conquistados por menos de 50% desses cursos.
Entre os dois anos, a proporção de cursos com conceito 3 subiu de 37,8% para 43,9%; com conceito 4, de 9,7% para 19%; e com conceito 5, o mais alto, de 1,0% para 5,4%. Segundo o Ministério da Educação, as notas a partir de 3 são consideradas satisfatórias.
O Conceito Enade é obtido a partir dos resultados do exame aplicado aos estudantes e é um dos indicadores de qualidade da educação superior brasileira, que também leva em consideração corpo docente e infraestrutura da instituição. Em 2012, foram avaliados 7.228 cursos. Para o conceito, no entanto, foram consideradas 6.306 unidades de cálculo, já que uma mesma instituição pode ter mais de um curso na mesma área.
A nota individual do aluno não é divulgada. A comparação foi feita com os dados de 2009, porque os cursos são avaliados a cada três anos. Segundo o MEC, as notas individuais de cada curso avaliado no Enade 2012 estão disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
No ano passado, foram avaliados os cursos de administração, ciências contábeis, ciências econômicas, design, comunicação social, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo. Os cursos superiores de tecnologia das áreas de gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais também foram avaliados. Ao todo, 469.478 estudantes concluintes de cursos superiores de graduação ou tecnológicos fizeram o exame.
Plano – O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse ontem que a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) vai ajudar o Brasil a superar “definitivamente” problemas associados à indicação de gestores de instituições de ensino, como diretores de escolas públicas, baseada em critérios não objetivos. Ele enfatizou que o plano prevê duas estratégias que tratam especificamente do assunto.
“Quando você tem um gestor dedicado e técnico, em geral, o desempenho da escola é superior ao de escolas com o mesmo perfil. Com a aprovação do PNE, nós superaremos essa fase de indicação política de diretores de escola e isso seguramente será um grande impulso a melhorar a qualidade da gestão das escolas”, disse.
Até o fechamento desta edição, a UFF não se pronunciou sobre a possível suspensão dos cursos pelo MEC.

O Fluminense

Fonte: O Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário