Ressurge ENADE entre psis UFF no Facebook
Fiquei sabendo hoje que o nosso curso teve a pior classificação entre as faculdades de Psicologia do estado do Rio de Janeiro. Diante disso quero fazer uma reflexão:
Em novembro do ano passado ocorreu uma eleição pelo facebook para decidir se boicotariamos ou não o ENADE. Evidentemente o boicote venceu com grande vantagem.
Eu fui uma das poucos pessoas contra a boicote. E como achava que o certo era fazer a prova, tinha essa decisão. Entretanto expus que faria a prova, também no facebook, e muitas pessoas me acusaram de boicotar o boicote, me disseram que se fizesse isso estaria prejudicando o curso, que não era possível decisões individuais diante de uma coletividade. Dessa forma voltei atrás e não fiz a prova, mesmo tendo me sentido "forçada pela coletividade".
Hoje me sinto "a inteligência pura" parafraseando a Valdirene da novela ( não tenho vergonha de assistir à Globo).
E quero lembrar que para algumas pessoas a classificação do mec vale de alguma coisa, pessoas que provavelmente não leem tanto Foucalt como nós.
E é por essas pessoas que eu espero que haja alguma iluminação e que as próximas turmas que tiverem de fazer o ENADE possam escolher uma forma mais sensata de manifestação contra o controle que o simples deixar uma prova em branco, pois se não os maiores prejudicados serão essas mesmas pessoas, algumas que não poderam cursar Psicologia na UFF e outras, que em decorrência do cancelamento das vagas para novos calouros, irão ficar sem atendimento no SPA.
A quem não concordar com a minha opinião ou achar que sou "coxinha", peço desconto, esse é um desabafo desesperado de alguém que vai se formar no fim do ano pela agora pior graduação em Psicologia do RJ de acordo com o MEC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário