domingo, 2 de março de 2014

Psicologia: adivinha?

Psicologia, psicologia...

Adivinhação? Ortopedia?

Não é adivinhação. Mas a gente acolhe quando a pessoa quer que você adivinhe principalmente quando é sobre outra pessoa a partir de algum dado, desenho, situação. Coisa da área da saúde, né?

Tem muitos estudos interessantes de formas que sempre aparecem em desenhos como na questão da mandala. É interessante estudar tudo: mitologia, antropologia, etc. Manter-se informado, claro.

MAS acho que o mais interessante não é nos remeter ao que somos semelhantes e falar sobre alguém antes de "conhecê-lo", atendê-lo. Psicologia não é adivinhação!

É produção/abertura de sentido, né? Com certeza te leva a trabalhar com aquele desenho de outra forma. Ver como ele funciona naquele momento, para aquela pessoa ou até para outras.
A pedagogia tem várias formas de trabalhar com desenhos, mas conheço poucas.
E tem os adivinhadores.... que podem ser procurados tb, para casos de adivinhação! rs


_____________________________________

É, justamente, ver onde a gente pega isso tudo a que nos expomos e fazemos a "nossa" história, que não é individual nesse sentido isolado e tão diferente assim do "social". Desde a mais tenra idade estamos sempre sendo criados por alguém, em uma época, em um lugar. São coisas que influenciam e que não são determinantes, senão não haveria sujeito nessa história e daríamos sempre as mesmas respostas quando expostos aos mesmos estímulos.

Vamos aguardar alguém vir falar sobre instinto agora! rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário