quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Razões que levam essas crianças e adolescentes às ruas

Vamos saber outras coisas antes d mandar matar crianças (pivetes, trombadinhas ou qualquer outra palavra q te faça esquecer de quem se fala)?

Cito o texto mudando a diagramação pra ficar mais rápido de ler:

"Muitas são as razões que levam essas crianças e adolescentes às ruas. Segundo a pesquisa (...) as principais situações apontadas como motivo da ida às ruas foram: 
- fome, 
- violência doméstica, 
- violências sexuais, 
- ajuda na economia doméstica,
- liberdade, 
- uso e abuso de drogas, 
- exploração do trabalho infantil,
- ação do tráfico nas comunidades 
- e busca de novas alternativas e oportunidades de vida. 

Essas situações produzidas socialmente e conjunturalmente, não são, necessariamente, resultados de causa e efeito pré-determinados."

[Só me lembra o Betinho falando:
"Se não vejo na criança, uma criança,é porque alguém a violentou antes e o que vejo é o que sobrou de tudo o que foi tirado." ]

"NÃO PODEMOS "... DEFINIR ‘MENINOS(AS) DE RUA’:

O que existe é um processo de relacionamento entre um ator e a rua, entre um ator e sua família, e a polícia etc. A criança não é um elemento a mais no espaço da rua, mas é o espaço da rua que faz parte do mundo da criança”18. Esta pode inclusive viver com a família e ser considerada “criança em situação de rua”. Não é o espaço em que a criança se encontra fisicamente que deve ser levado em consideração, mas sim onde ela se localiza subjetivamente. São as suas referências que devem contar para a construção de sua biografia."

QUAL A AÇÃO DO PODER PÚBLICO?
"Desconsiderando este processo, bem como os motivos pelos quais as crianças e os adolescentes passam a utilizar a rua como espaço de referência, o poder público historicamente promove as chamadas operações de recolhimento da população em situação de rua, um tipo de prática HIGIENISTA e de CONTROLE URBANO, que remonta o final do século XIX. 

Estas, realizadas em sua maioria de forma desumana, arbitrária e violenta pelo Poder Público, têm sido medidas que perpetuam um estado de criminalização da pobreza desde os tempos do Brasil Colônia."

http://www.cmdcario.com.br/downloads/55Politica_aprovada_Del_763.pdf

Publicado: no Facebook
https://www.facebook.com/su.namaste.1/posts/640266452698864?stream_ref=10

Nenhum comentário:

Postar um comentário