Clipe com "Photoshop" em movimento critica sociedade das aparências
20 de janeiro de 2014 · Atualizado às 15h00
O retoque digital excessivo na imagem das modelos, atrizes e artistas para as capas de revista ou peças de propaganda ajuda a estigmatizar a tão propalada “sociedade das aparências”, citada nos principais debates filosóficos e antropólogicos da humanidade contemporânea. Para os principais críticos desse retoque abusivo, tudo parece perder sua espontaneidade, sua originalidade, gerando um universo imagético quase perfeito, que beira o surreal.
A canção "Nouveau Parfum", interpretada pela cantora francesa Boglárka "Boggie" Csemer, bate nessa tecla. Não à toa, a letra começa justamente enumerando uma série de marcas famosas e levanta alguns dilemas como “o que eu escolher?”, “por que eu escolho?” e “quem quer que eu escolha?”.
Mas, isso não é tudo. O clipe abaixo usa uma ideia aparentemente simples, mas impressiona pela execução preciosa. Enquanto canta a música, o próprio rosto de "Boggie" vai sofrendo as mutações tecnológicas a partir de um software que lembra as funções do Photoshop, com a diferença que ele realiza as correções com o vídeo em movimento.
O filme, dirigido por Nándor Lorincz e Bálint Nagy, começa exibindo o rosto sem maquiagem da cantora e vai evoluindo com as mudanças de clareamento de pele, simetria do rosto, cor dos olhos e estilo de cabelo, entre outras modificações. A intenção é mandar uma poderosa mensagem para grande parte da sociedade que glorifica a beleza estética em detrimento de outros valores e qualidades.
Confira o filme:
http://vimeo.com/81795730
Fonte: AdNews - Movida pela notícia
http://www.adnews.com.br/destaques/clipe-com-photoshop-em-movimento-critica-sociedade-das-aparencias?fb_action_ids=791129940905855&fb_action_types=og.recommends&fb_source=other_multiline&action_object_map=%5B1394750067449197%5D&action_type_map=%5B%22og.recommends%22%5D&action_ref_map=%5B%5D
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