terça-feira, 24 de setembro de 2013

Experimento sobre discriminação (e instinto?)

Debate: sobre discriminação ou sobre instinto?

Não tem quem não se coce vendo essa experiência!

DISCRIMINAÇÃO:
A discriminação é algo mt doloroso e o fazemos sem motivo justo. 

Com o tempo fomos "dando alma" aos negros e índios sempre por motivos q evidenciavam a discriminação: para serem maior mercado consumidor independia se iam ou não entrar no reino dos céus, para conseguirmos mais fiéis pra nossa Igreja era melhor considerá-os humanos, etc.

Hoje temos a ditadura da beleza gerando todo um novo mercado d consumo e discriminação.

Dá pena ver essas crianças chorando, mas pode ser bom fazer com q elas não façam mais ninguém chorar depois.


INSTINTO:

Isso é a explicação pra todo esse comportamento? Nenhuma análise maior sobre a nossa CULTURA competitiva, individualista, concentradora (leia-se capitalista)?

1 - Porque há grandes diferenças entre nós e os outros animais! Pegando os animais como essencialmente instintivos, como falar da nossa essência sem enganos, no mínimo?

O exemplo q sempre achei mais elucidativo: os animais tem parceiros sexuais determinados quimicamente. Humanos não. Fazem sexo por obrigação d ter filhotes, prazer, qualquer coisa, qualquer um, qualquer época. Que instinto é esse?

Temos respostas mais infinitas do q a diversidades d resposta d uma determinada espécie. Mais criativas, eu diria. O joão de barro sempre faz casa d barro. A gente vai da palha ao concreto. Que instinto é esse?

2 - Acho q justificar a discriminação se baseando em instinto é um erro porque essa palavra é muito cultural/atual. Embora o instinto "se repita" até hj, a discriminação acho q é um conceito de hj. Difícil explicar meu achismo! rs

Se diz discriminação quando uma cachorra mata um filhote mal formado? A explicação é q os bichos fazem isso por instinto pra assegurar a perpetuação da espécie sadia. Nós discriminamos índios e negros sem motivo nenhum dessa natureza! Até q motivos econômicos/religiosos resolvemos q eles eram "iguais" sem mais nem menos... e continua-se a discriminar, na realidade.
Não discriminamos diretamente por falta de comida. Até discriminamos por falta d emprego, mas existe uma intervenção q pode ser política q não identificamos. Não queremos mudar o sistema em q vivemos...

3 - Outra preocupação minha: usar o instinto pra justificar discriminação não me faz achar q isso tenha jeito... Estaríamos fazendo o q agindo contra a discriminação? Mudando nosso instinto? Isso é contraditório!

No mais acho q a intenção da professora é ótima. Acho q o experimento é válido, mas a explicação é bem fruto do nosso tempo. E pode ser outra...

Convido os amigos a melhorarem essa argumentação! :)


_____________________________________________________



Professora faz experimento para mostrar a 

discriminação em escola no Canadá 

Posted by Vicente Carvalho in Educação

Captura de Tela 2013-09-10 às 17.14.21

Captura de Tela 2013-09-10 às 17.13.39

Captura de Tela 2013-09-10 às 17.17.36

Desde o começo dos tempos, os seres humanos têm tendência a formar grupos, excluindo assim estranhos, inimigos, e qualquer um que seja diferente. Podemos não exatamente incentivá-las, mas tais atitudes tornam-se arraigadas a partir de uma idade muito precoce.
Este documentário acompanha uma experiência em uma escola primária que mostra o quão rapidamente as crianças podem assimilar a discriminação e todas as suas repercussões. Uma professora do ensino primário em Quebec conduziu um experimento no qual ela afirmou que estudos científicos provam que as crianças menores são geralmente mais criativas e inteligentes, e as mais altas são desajeitadas e preguiçosas. Ela dividiu sua turma com base nessas suposições. No dia seguinte, ela virou o jogo e fez com que se invertessem os papéis.

Algumas crianças de nove anos de idade entenderam que era tudo um jogo, mas para o resto acabou por ser uma experiência muito poderosa.







Fonte: rpa - Razões para Acreditar
http://razoesparaacreditar.com/professora-faz-experimento-para-mostrar-a-discriminacao-em-escola-no-canada/

Nenhum comentário:

Postar um comentário