segunda-feira, 16 de setembro de 2013

CRP se posiciona quanto a prisão de Wallace no 7 de setembro

Notícias 2013

Pela liberdade de Wallace Nota de repudio do CRP-RJ:

O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro está acompanhando de perto o caso do estudante de Psicologia, Wallace Vireira Santos, de 26 anos, que foi preso durante uma manifestação pública e pacífica no dia 7 de setembro no Centro do Rio de Janeiro.  A mídia vem equivocadamente veiculando que o estudante Wallace foi preso com "porte ilegal de arma de fogo de uso restrito", assim como constam nos registros policiais. Apesar dessa afirmação, não houve perícia por parte da polícia. Tal fato vem prejudicando os pedidos de liberdade provisória do estudante.

Lamentamos a prisão equivocada do estudante, pois ele estava se manifestando democraticamente em favor da Saúde Pública de qualidade, um dever do Estado em garantir tal direito a todos os cidadãos.

É importante ressaltar que o referido estudante estava atuando de acordo com o direito Constitucional de liberdade de expressão. Nada tendo feito durante o manifesto que desabone a sua conduta não havendo, portanto, motivos legais que justifiquem a sua prisão.

Casos como o de Wallace já se tornaram comuns durante as manifestações, são inúmeros os presos políticos desde junho. Além disso, estudantes, trabalhadores, cidadãos estão sofrendo perseguições e alguns sendo até agredidos durante as passeatas por ações do próprio Estado, que vem concentrando seus esforços em procedimentos de repressão às manifestações ao invés de garantir que a livre expressão possa ser vivenciada pelo povo brasileiro. O CRP-RJ repudia estas e qualquer outro tipo de ação violenta e que viole a liberdade de expressão de cada cidadão.

Fonte: CRP - Conselho Regional de Psicologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário