De acordo com um fiscal, a quantidade de embarcações não atende a demanda diária. A frota ainda não atende à demanda necessária para comportar o numero de usuários
Na manhã da última sexta-feira, equipes de fiscalização da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Transportes do Rio de Janeiro (Agetransp), estiveram nas estações das Barcas e do metrô em todo o estado. Em Niterói, um fiscal foi na Estação Arariboia, no Centro, e destacou os principais problemas enfrentados pelos usuários das barcas. De acordo com ele, mesmo com a reinauguração da embarcação Boa Viagem, apresentada ontem, a frota ainda não atende à demanda necessária para comportar o numero de usuários que necessitam do serviço diariamente.
Ainda segundo a Agetransp, há 10 anos o acordo firmado entre a concessionária, - na época Barcas S/A -, com o órgão, era para um atendimento com capacidade de 10 mil usuários por dia, entretanto, hoje, cerca de 100 mil pessoas fazem uso do serviço, superlotando as embarcações e as estações diariamente.
“Há 10 anos esse contrato foi firmado. Porém, neste tempo, a capacidade de atendimento deveria aumentar conforme a demanda e não houve adequação, tanto dos transportes, quanto do espaço para receber os passageiros. O grande problema encontrado aqui, além dos listados pelos usuários, é que eles estão fazendo um espaço novo, porém, se esqueceram do que funciona atualmente”, disse um fiscal.
Segundo o fiscal, não há logística eficiente para alocar os passageiros, a infraestrutura é obsoleta e as embarcações precisam de manutenção. Além disso, o constante atraso nas embarcações é um dos pontos altos das reclamações.
“Hoje (sexta-feira) especificamente, estou fazendo um relatório dos atrasos mediante os horários em que eles me deram da saída das embarcações aqui da Arariboia. Em todas as viagens, os atrasos não foram muito grandes, mas sempre há alguns minutos. Vou encaminhar o relatório à agência, mas não aplicarei multa. Mesmo assim, esperamos que a concessionária resolva esse problema”, relatou o fiscal.
A concessionária CCR Barcas informou que a primeira fase da obra de reforma e ampliação da Estação Praça Arariboia, em Niterói, está prevista para ser concluída no final deste mês. Segundo ela, o número de roletas vai aumentar de 14 para 24 neste primeiro salão de embarque, que será coberto e climatizado.
Após a conclusão das obras, prevista para o final deste ano, a CCR informou que a estação terá dois salões de embarque que irão dobrar a capacidade de abrigar passageiros, além de serem totalmente cobertos, monitorados e refrigerados.
Por fim, a concessionária espera que com a instalação de 48 roletas de acesso, e a ampliação das áreas de saída da estação, todo o processo de embarque e desembarque se torne mais ágil e confortável para os passageiros.
O FLUMINENSE
Fonte: O Fluminense
Nenhum comentário:
Postar um comentário