COMO O CÉU SE SEPAROU DA TERRA
Maria Inez
Segundo os mitos africanos, o céu (orun) e
a Terra (aiye) não eram separados. A existência ocorria
num só nível, e os seres humanos e os Orixás podiam
transitar tanto pelo céu como pela Terra, sem problema algum.
Depois de uma transgressão é que o
céu se separou da Terra, e os seres humanos não podem mais
visitar o céu e voltar de lá vivos.
Conta a lenda que um ser humano tocou o céu
com as mãos sujas, provocando a ira de Olodumare, o deus supremo,
que soprou com força, dividindo os espaços com seu hálito
(ofurufú), que se transformou em atmosfera, formando o sanmó
- o céu conhecido por nós.
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Orix%C3%A1
OBS. 1.: "Na mitologia, há menção de 600 orixás primários, divididos em duas classes, os 400 dos Irun Imole e os 200 Igbá Imole, sendo os primeiros do Orun ("céu") e os segundos da Aiye ("Terra")." -
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/
OBS. 2.: a mitologia iorubá é originada do sincretismo religioso e é o candomblé.
Na mitologia yoruba, orixás (yoruba Òrìsà; em espanhol Oricha; em inglês Orisha) são ancestrais divinizados africanos que correspondem a pontos de força da Natureza e os seus arquétipos estão relacionados às manifestações dessas forças. As características de cada Orixá aproxima-os dos seres humanos, pois eles manifestam-se através de emoções como nós. Sentem raiva, ciúmes, amam em excesso, são passionais. Cada orixá tem ainda o seu sistema simbólico particular, composto de cores, comidas, cantigas, rezas, ambientes, espaços físicos e até horários. Como resultado do sincretismo que se deu durante o período da escravatura, cada orixá foi também associado a um santo católico, devido à imposição do catolicismo aos negros. Para manterem os seus Orixás vivos, viram-se obrigados a disfarçá-los na roupagem dos santos católicos, aos quais cultuavam apenas aparentemente.1
http://pt.wikipedia.org/wiki/
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