quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Quem é? / Questões psis


Lição de ontem: no final cobraram q eu fosse quem eu era!
Os fantasmas se divertem!
(Ler mais sobre... rs)



As questoes psicológicas
(Em caso de preguiça, pular para o último parágrafo! Rs)
O entendimento do que sejam questões psicológicas é algo que hoje muitos profissionais psis são levados a rever. Refazer uma demanda mais humana pra sua área e que não demande só o enquadramento de alguém (como querem as escolas, os pais e mães, o R.H.). Ou que não se finde numa intervenção que seja só numa pessoa, mas sempre colocando em análise uma época e sua história.
Por fim, e o mais interessante, é onde a psicologia pode ir na contracorrente da racionalidade.
No final das contas, nada que alguém diga sobre si tem que ser previsto ou fazer sentido. O que se prevê e faz sentido é essa época que compartilhamos, esse delírio histórico que, mesmo q sejamos diferentes, nos remete a um contexto (nem que seja o ano em q estamos e as linhas de pensamento q ja tem nele).
A vida de alguém não é algo que vai justificar suas atitudes e que devem ser compreendidas racionalmente, mas sim como uma história onde mesmo acontecendo as mesmas coisas com as pessoas (acaba um namoro, perde uma mãe, ganha um amigo) elas vão tomando atitudes diferentes. Onde mesmo tendo "tudo" (referencial histórico), alguém se mata. Onde mesmo não tendo "nada" (referencial histórico), alguém é feliz... O passado e o futuro continuam mudando. Colocar-se em análise é uma ReDesconstrução que pode acontecer (ou não).

Sou um fantasma antigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário