domingo, 7 de outubro de 2018

Exatamente o que venho achando do PT

"Acho curioso sempre que vejo alguém acusando o PT de estimular luta de classes. Parece bastante incoerente. Lula, antes mesmo de assumir, faz a carta ao Mercado. Seu governo é duramente criticado pela esquerda não institucional justamente pelo pacto da conciliação de classes, e não pela luta de classes. O PT alargou a pirâmide social, criou aquele "hexágono" social, na base do consumo. A última coisa que a luta de classes vai ser é inclusão pelo consumo, alargamento capitalista. A característica principal das gestões petistas justamente foi a conciliação, não a disputa. Inclusive foi essa conciliação, com a traição de suas bases sociais históricas, que afundou o PT.
A luta de classes não é invenção petista. É a mola propulsora da história que faz romper ciclos e iniciar novos. Foi assim com a burguesia vencendo a nobreza e, em tese, será assim com o proletariado vencendo a burguesia. É a dialética histórica materialista. O PT não só tem nada a ver com isso como jogou fora todas as lições que, talvez, tenha tido algum dia sobre isso.
Acusar o PT de favorecer a luta de classes, portanto favorecer a luta do proletariado, é um elogio que definitivamente não cabe a eles. Relegar ao PT a criação da luta de classes é só ingenuidade. A luta de classes é um processo histórico que existe desde sempre, com oprimidos ascendendo e sendo superados por aqueles que agora são oprimidos.
Thi Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário