sábado, 7 de abril de 2018

Prisao de Lula por Baba (Lazari)

Me senti contemplado neste difícil momento. Boa nota, João Batista Babá!

O decreto da prisão de Lula não me alegra. É efeito desastroso de um ciclo que migrou da colaboração de classes ao pacto conservador de alta intensidade, passando pelas relações obscuras e corruptas com empreiteiras e outros setores das elites.
Esse processo gerou grande frustração em setores que apostavam no PT como bastião da ética e em trabalhadores que acreditavam em Lula para defender seus direitos. Muitos desses, na ausência de uma alternativa de massas ao PT, foram migrando ao conservadorismo.
Já a grande maioria dos que não migraram fizeram caminho inverso. Cada vez menos diferenciação e cada vez mais aproximação e complacência com Lula e o PT. Essa movimentação estimulou uma sincera e emotiva cumplicidade da ampla maioria da base social de esquerda com o petismo e o lulismo, alimentando novamente ilusões perdidas no PT e em Lula. E isso me entristece, pois nós, da esquerda socialista, tínhamos potencial para nos propor como alternativa em vez de apêndice, cujo maior expoente é o crescimento do PSOL no Rio de Janeiro. Ao associar a esquerda ao lulismo, ao mesmo tempo se ressimboliza o PT como suposta esquerda e se impõe um teto, um limite de crescimento ao PSOL e à esquerda socialista.
Todo esse processo também espreme e atinge em cheio quem ousa se colocar de forma coerente, a despeito da polarização estéril, antiprogramática e meramente simbólica que atrapalha o surgimento de alternativa de esquerda ao lulismo e ao PT.
No entanto, a classe trabalhadora e o povo já comprovaram na luta contra a reforma da previdência, na Greve Geral e em outros momentos recentes ser capaz de ir muito além do oportunismo e histeria da falsa e seletiva polarização. Isso me alegra. Seguiremos em frente. E à esquerda! Sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário