sexta-feira, 3 de março de 2017

Polêmica do Turbante

Polêmica do Turbante

- Texto 1

Minhas considerações:
Antes da polêmica eu já tinha tentado fazer essa pesquisa por causa de um aniversário meu que chamei uma amiga pra fazer uma oficina de turbante e eu não queria que fosse apenas um adereço.

A questão que a pessoa que fez a publicação não aprofundou foi essa: quando você usa algo importante de outra cultura apenas como adereço. Sem nenhum significado ou respeito. Eu acho que gera um processo de esvaziamento enorme pela qual nossa sociedade passa cada vez mais que não é exatamente bom. Bem como também não é todo significado que é bom.

E eu entendo tb que ninguém pode chegar pra outra pessoa e querer que ela mude seu jeito de vestir e pensar sem antes entender contextos. Em situações como a q supostamente aconteceu, só o que é possível fazer é tentar fazer com q o outro se dê conta.


Txt 1:
"A questão da apropriação cultural tem gerado muitas polêmicas. Recentemente, uma garota branca foi hostilizada por militantes negras radicais, justamente por usar turbante - que, para as militantes radicais, é um objeto cultural "negro". A ignorância tem muitos filhos, inclusive a agressividade injustificável e o barbarismo.

Em primeiro lugar, próprio conceito de "apropriação cultural" foi desenvolvido por intelectuais brancos críticos do neocolonialismo, derivado da ideia de anti-essencialismo cultural de George Lipsitz - que também não é negro.

Em segundo lugar, o turbante não é um objeto cultural especificamente "negro" (nem branco, asiático, indígena, árabe, persa, etc.). Muitos povos negros começaram a usá-los após o contato com os portugueses, e foram os portugueses que trouxeram os turbantes ao Brasil.

Os persas usavam turbantes, especialmente difundidos na dinastia safávida, como símbolo de opulência, riqueza; hmongs, povos milenares do Tibete, usam turbantes; há povos tradicionais europeus que usam turbantes e variações dele, como habitantes da Sardenha, além de grupos étnicos russos e ucranianos.

Os negros, como todos os outros povos, deram formas e significados peculiares para um objeto amplamente usado, inclusive por povos que nunca tiveram contato entre si.

Culturas não são objetos imóveis; são "organismos" vivos que interagem entre si e se alteram. Isso vale para turbantes e qualquer outra coisa. Isso não significa que devemos tomar objetos com uma carga de valores e simplesmente tratá-los de qualquer forma, como meras mercadorias. E é isso o que a lógica liberal faz: rouba objetos e culturas inteiras e os transforma em meras mercadorias numa prateleira, tudo pelo lucro.

Mas a "tomada" de objetos entre culturas é um efeito normal e inevitável da interação humana, social e cultural.

*Na imagem, da esquerda pra direita e de cima pra baixo:ucraniana
duas ucranianas, russa, árabe, indiana sikh, italiana da Sardenha, polonesa, angolana, brasileira, iraniana, tibetana hmong e portuguesa."


Fonte: Facebook Avante
https://m.facebook.com/AcaoAvante/photos/a.854728267947451.1073741828.849924398427838/1309687102451563/?type=3
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- Texto 2

Minhas considerações:

Muito polêmico mesmo.

Não sei se eu concordo com tudo. Mas o cerne da questão é: "trocaram Zumbi por Pelé". Tratariam a luta contra o racismo como algo unificado: negr@s X branc@s quando há cortes de classe aí que estão sendo negligenciados e tendo falsos avanços através de políticas que não seriam realmente para todos.

Muito polêmico.

Entendi e gostei do txt, mas nao de tudo.

O que não gostei mesmo foi: onde ele quis chegar com a parte em q ele fala q a gente "deve admitir q fomos gerados pela sociedade escravocrata". Um txt tão crítico e , chega nessa parte, ainda quer dizer q devemos a essa forma do capital que ele condenava a pouco???
Devemos tb aos campos de concentração q colaboraram pra diversas descobertas relacionados as práticas médicas? A relação não é de dever, mas de consequência. Não acho legal ver aspectos positivos nisso até porque continua acontecendo.

É muito difícil falar sobre esse assunto.



TXT 2:
Link não funcionou mais! :/


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- Texto 3

Minhas considerações:
E não é  que é verdade?


Txt 3:

"E não é que é verdade?

"Essa discussão toda sobre apropriação cultural me fez lembrar de uns 10 anos atrás, quando o Emo tava na moda e o pessoal negro que curtia o estilo e tentava se enquadrar era motivo de chacota, com seus cabelos alisados com chapinha ou molhados de creme, pois o Emo sempre foi pra brancos de cabelo liso.

Também lembro dos eventos de anime e cultura japonesa que eu frequentava, onde os brancos arrasavam com seus cosplays enquanto os negros, por mais que seus trajes fossem bem elaborados, mais uma vez eram motivo de piada por causa do tom de pele tão diferente dos personagens que os inspiravam.

Aí dentro de toda essa discussão sobre o uso do turbante aparecem vários brancos dizendo que não querem ter sua liberdade limitada. Mas na verdade os brancos sempre tiveram liberdade para tudo. Sinceramente, o que você já deixou de fazer por ser branco? A discussão sobre a apropriação cultural não tem como finalidade te impedir de ter sua liberdade, mas questionar por quê todos não têm a mesma liberdade que você.

Infelizmente esse papo do multiculturalismo e da miscigenação só parece ser válido quando pessoas brancas querem legitimar suas ações."

Créditos: Thiago Fernandes

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