http://turistaaprendiz.com/projeto/
PROJETO:
Em sua primeira edição (2014), Turista Aprendiz oferece 4 Oficinas a 100 jovens cariocas nas Bibliotecas Parque do Complexo do Alemão, Rocinha e Manguinhos e Biblioteca Pública do Estado (BPE). Inspirado na obra de Mário de Andrade (O Turista Aprendiz: viagens etnográficas), as Oficinas têm como objetivo ampliar a visão dos alunos sobre o mundo e sobre si por meio de encontros que envolvem leituras, criação literária, deslocamentos e exercícios do olhar antropológico.
As leituras consistem predominantemente em crônicas, contos, etnografias/diários de campo e poesias que dialoguem com o universo do jovem e das regiões/culturas percorridas no projeto. A criação ocorre durante e após os deslocamentos (em sala de aula) e é desenvolvida em casa. Ao longo da formação, os alunos produzirão textos com foco nos gêneros estudados.
As viagens se configuram não apenas no conhecimento de novos lugares e patrimônios culturais, mas na possibilidade de gerar experiências que instiguem o olhar, ou mesmo certo estranhamento. Esta sensação de incômodo – mas agradável incômodo – é, antes de tudo, uma vontade de saber mais, de se deparar com situações já consagradas como óbvias, familiares e naturais e se questionar, inquietar-se, abrindo espaço para uma postura crítica, investigativa e criativa diante do mundo. O encontro da Antropologia com o turista aprendiz se dá justamente a partir desta provocação, contribuindo para refletir sobre sua forma de criar e interagir com o mundo.
Deste convívio com diferentes realidades e literaturas e da prática de narrar sobre elas e sobre si, o aluno é convidado a se descobrir como autor.
COMO FUNCIONA?
A Oficina organiza-se em dois momentos.
O primeiro tem duração de 4 meses e contempla 25 alunos por turma em 2 encontros semanais: 7 aulas em campo na cidade do Rio de Janeiro; 3 viagens de final de semana a municípios do interior do estado RJ; e 22 aulas em sala.
Cada aula tem duração de 4 horas.
Ao final do curso, os alunos têm seus melhores textos publicados em uma revista digital.
No segundo momento, são selecionados 5 alunos de cada turma para participar de uma formação continuada, que inclui viagem de 10 dias para estados do centro-oeste, norte e/ou nordeste do Brasil e 5 encontros pedagógicos para orientar a produção de um texto a ser publicado em livro depois da viagem.
Ao final do curso, os alunos têm seus textos publicados em um livro, a ser lançado na cidade do Rio.
O QUE ACONTECE NA OFICINA?
- Leitura de autores de diferentes regiões do Brasil e momentos históricos: contos, crônicas, poesias, romances, cartas, entre outras narrativas (como filmes, músicas e imagens).
- Aulas e debates sobre culturas, territórios e deslocamentos com base em conceitos das Ciências Sociais.
- Vivências pela cidade, estado e país: hospedagem solidária – intercâmbio com a população local, experiência em diferentes meios de transporte, acesso a patrimônios culturais e naturais
- Criação de textos: contos, crônicas, poesias, entre outros gêneros que interessar ao aluno.
- Análise e discussão dos textos criados pela turma.
- Orientação para criação de texto para publicação em Livro.
BENEFÍCIOS
Além da gratuidade das aulas, os meios de transporte, hospedagem e alimentação durante os deslocamentos são custeados pelo Projeto.
Cada aluno recebe também tablet, caderno e colchonete para uso durante o curso, os quais são ao final doados aos concluintes.
O QUE DIVIDIMOS COM O PÚBLICO
O projeto resulta na publicação de duas revistas digitais e um livro, com textos e fotos produzidos pelos viajantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário