1 -
da necessidade do FdE de calar o movimento contra a copa antes das eleições:
"Tais documentos devem ser alvo de escrutínio público de ativistas e militantes, uma vez que revelam como a República Autônoma é um “case” publicitário que será agregado às próprias marcas Fora do Eixo e a União da Juventude Socialista (UJS), juventude do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Da mesma forma como o festival “Existe Amor em SP” serviu-lhes de “case” e rendeu crédito político com a gestão municipal de São Paulo do petista Fernando Haddad, o Fora do Eixo tenta agora aplicar a mesma fórmula em outra cidade tanto com o objetivo eleitoral estadual quanto federal, pois é revelado que não vão “permitir que se caia no jargão ‘Não vai ter copa'”. Os documentos revelam também a existência de um “pacto de confiança” e de “invisibilidade da marca” – da marca, leia bem – entre o Fora do Eixo e o Partido Comunista do Brasil (PC do B), mostrando a relação e participação ativa na estratégia do governo de controle dos movimentos sociais.
[...]
O documento aponta para um pacto entre a Fora do Eixo (FdE) e a União da Juventude Socialista (UJS), pertencente ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB). No entanto, ambas as “marcas” devem ser “invisibilizadas”, de forma “a acolher a juventude desorganizada”. O foco recai sobre os “marginalizados da política”: estes deveriam ser “organizados” pelos mandantes intelectuais da “República”. Esse grupo vem realizando um mapeamento prévio de coletivos a serem capturados e, dentre eles, se destaca a Assembleia Popular da Cinelândia. O Conselho de Cultura é mencionado como espaço de articulação e os movimentos de periferia seriam convidados a estar “presentes” na República; porém, em nenhum momento estes são nominados nem participam das reuniões relatadas. Outra estratégia apontada seria a “construção de heróis próprios da República”.
Por fim, fica muito evidente que se trata de uma organização que se baseia numa lógica de desenvolvimento de produto que se dá com a apropriação dos movimentos das ruas. Este fato pode ser comprovado a partir da intenção de configurar um “case da juventude” — denominação utilizada nas próprias atas"
http://passapalavra.info/2014/05/95577
__________________________________________
2 -
"Considerando que buscamos uma transformação em direção a uma organização social em que a gestão da vida, em todas as suas esferas, incluindo a econômica, seja feita por todos, o que implica a ausência de classes e de separação entre governantes e governados, exploradores e explorados, subordinadores e subordinados, é fundamental saber distinguir ou ao menos tentar fazer a distinção elementar entre um empreendimento capitalista e um movimento social, seja de qual referencial teórico se pretende partir."
http://passapalavra.info/2011/07/42054
__________________________________________
3 - "O assunto da vez é o Fora do Eixo"
https://kikacastro.com.br/2013/08/10/o-assunto-da-vez-e-o-fora-do-eixo-e-a-midia-ninja/
__________________________________________
4 -
https://dossiefde.wordpress.com/publicacoes/
__________________________________________
5 - Esquerda Fora do Eixo
http://passapalavra.info/2011/06/41221
__________________________________________
6 -
"O empreendimento midiático dos Ninjas nem de longe deve ser compreendido como continuador dos anseios que permeavam e continuam permeando os fazedores de mídia livre ou independente, mas como a própria deturpação dos princípios que nortearam aqueles anseios."
http://passapalavra.info/2013/08/95885
__________________________________________
7 - Oximint e Mídia Ninja
http://passapalavra.info/2014/11/100916
__________________________________________
8 - pra quem tá interessadx em saber se o Fora do Eixo é um problema ou não para qualquer coisa que chegue perto de movimentos sociais, tem MUITA coisa pela net.
a cada momento que passa fica mais bizarro qualquer tentativa de relativização da questão do Fora do Eixo por conta do "fora temer" ou "alianças de momento" etc
9 -
Diversos textos sobre isso compilados:
http://passapalavra.info/2014/05/95606
Nenhum comentário:
Postar um comentário