Ateísmo - por que tanto preconceito x medo
As pessoas crescem em uma religião ou escolhem uma religião ou ritual. Ou, mesmo sem religião, creem em deus sem entender que isso tb é fruto (entendem racionalmente, mas ignoram, porque "sentem" que é verdade) de uma cultura. Toda cultura diferente que acessam querem direcionar pra deus novamente. Investem sentimentos e momentos naquilo, dando concretude e sentido íntimo.
Mas não entendem os ateus.
Para um ateu deveria ser muito mais fácil praticar qualquer religião, do que não entender porque as pessoas, achando q é verdade, as praticam.
No fundo trata-se da mesma coisa: todos são capazes de produzir saúde através de experiencias de "elevação" pois a experiência é real, mas a explicação? É diversa.
Porém, é diversa de acordo com uma tradição e não com a singularidade d cada um de nós. Aí q tá a captura.
Nesse sentido, LIBERTÁRIO, sem dogmatismo, a coisa mais "espiritual" com a qual trabalho por um viés tb limitado (como toda ferramenta histórica!) é a ... psicologia.
E ela é suficiente para algo? Todos precisam de psicoterapia? NÃO! Porque a saúde é algo que se soma. São diversos fatores e possibilidades de intervenção. São diversos povos e culturas.
Como eliminar da sua experiência a estrutura de dominação e realmente, por qualquer filosofia, nos unirmos?
O quanto a religião nos impede de estarmos juntos?
Se em toda religião há experiência de cura, porque achamos que quem cura não somos nós?
Por que, raios, vendo que somos manipulados pela publicidade, pela religião na política, pelo nosso EMOCIONAL insistimos em confundir as coisas? Insistimos na hierarquia?
Descolonizar o "espiritual".
Temos medo d sermos livres.
Sermos livres pra escolher nosso ritual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário