sexta-feira, 25 de julho de 2008

Imagens do Desaprender

Texto do Livro "Imagens do Desaprender"

Na reflexão feita acerca das teorias do cinema, há seis maneiras de entendê-lo. Uma delas é o cinema como linguagem. Ele fala como que além de evoluir "O significado das palavras também pode involuir, ou esvaziar-se, como diz o poeta, ao falar de uma RUÍNA:

" Um monge descabelado me disse no caminho: 'Eu queria construir uma ruína. Embora eu saiba que ruína é uma desconstrução. Minha idéia era fazer alguma coisa ao modo de tapera. Alguma coisa que servisse para abrigar o abandono, como as taperas abrigam. Porque o abandono pode não ser apenas de um homem debaixo da ponte, mas pode ser de um gato num beco ou de uma criança presa em um cubículo. O abandono pode ser também de uma expressão que tenha entrado ao arcaico ou ainda de uma palavra. Uma palavra que esteja sem ninguém dentro. (O olho do monge estava perto de ser um canto.) Continuou: digamos a palavra AMOR. A palavra amor está quase vazia. Não tem gente dentro dela. Queria construir uma ruína para a palavra amor. Talvez ela renascesse das ruínas, como o lírio pode renascer do monturo.' E o monge se calou descabelado" (Manoel de Barros, poesia falada, v.8). "

-----Su: lindo!

É engraçado que para abrigar do abandono se tenha como objetivo construir algo “ao modo de tapera” o q engrandece o abandono do qual se trata! Porque tapera quer dizer:
“[Do tupi = 'aldeia extinta'.]
S. f. Bras.
1. Habitação ou aldeia abandonada.
2. Casa arruinada.
3. Fazenda inteiramente abandonada e em ruínas. ”
Ou seja, criar algo já em ruína para abrigar é uma condição que se quer dar bem modesta a algo que nem isso possui. Não é facilmente dar a vida a tal coisa que ele deseja, mas dar a condição mais simples e por isso (talvez) a necessária para um Renascimento. Se vc dá todas as condições que já conhece, só recria algo que já existia.
Fala do esvaziamento da PALAVRA amor como se já mais que arruinado ele estivesse, e até de ruínas precisasse... É mais sensato falar da palavra, pois seria muito difícil discutir o sentimento em si.

A meu ver essa palavra anda meio sozinha. A mistificação q se criou em torno dela encanta mais do q a realidade de vivê-la. E pela pressa de sentí-la acabam por correr atrás mais do título. O investimento pessoal fica nublado, à deriva, duvidoso... e quando a sensação de ser amado vai embora, vc fica sem saber se houve sentimento!

-----Sobre o Autor:
-
"...E por falar em ruínas, um dos poemas de Ensaios Fotográficos fala do seu desejo de construir uma, mesmo sabendo que a ruína é o estado final da coisa. “Sou eu querendo desconstruir a própria linguagem, as palavras, querendo chegar ao simples”, afirmou.

(fonte: http://www2.uol.com.br/JC/_2000/0305/cc0305a.htm)

- Em entrevista diz:
"Havia um certo fascínio em mim por cidades mortas, casas abandonadas, vestígios de civilizações. Um fascínio por ruínas habitadas por sapos e borboletas. Eu gostava de ver alguma germinação da inércia sobre ervinhas doentes, paredes leprentas, coisas desprezadas. As fontes de minha poesia, estou certo, vêm de errâncias desurbanas."

"
Exploro os mistérios irracionais dentro de uma toca que chamo 'lugar de ser inútil'."

(fonte: http://www.jornaldepoesia.jor.br/castel09.html)

domingo, 7 de janeiro de 2007

O agarrador no campo de centeio

O "agarrador"
Interessante ver como Holden resiste ao mundo em que vive. Isto é: não há mais volta.

"- Você conhece aquela cantiga: 'Se alguém agarra alguém atravessando o campo de centeio'? Eu queria....
- A cantiga é 'Se alguém encontra alguém atravessando o campo de centeio'! - ela disse. - É dum poema do Robert Burns.
- Eu sei que é dum poema do Robert Burns.
Mas ela tinha razão. É mesmo 'Se alguém encontra alguém atravessando o campo de centeio'. Mas eu não sabia direito.
- Pensei que era 'Se alguém agarra alguém' - falei. - Seja lá como for, fico imaginando uma porção de garotinhos brincando de alguma coisa num baita campo de centeio e tudo. Milhares de garotinhos, e ninguém por perto - quer dizer, ninguém grande - a não ser eu. E eu fico na beirada de um precipício maluco. Sabe o quê eu tenho de fazer? Tenho que agarrar todo mundo que vai cair no abismo. Quer dizer, se um deles começar a correr sem olhar onde está indo, eu tenho que aparecer de algum canto e agarrar o garoto.
Só isso que eu ia fazer o dia todo. Ia ser só o apanhador no campo de centeio e tudo. Sei que é maluquice, mas é a única coisa que eu queria fazer. Sei que é maluquice."
Isto aqui, creio, responde a pergunta, duas páginas atrás, de Phoebe: "Então me diz uma coisa de que você goste."
O fato dele não querer que as outras crianças entrem no mundo adulto - caiam no abismo - reflete toda sua fragilidade: ele entrou, viu o mundo e não gostou. Daí sua atitude de apanhador e seus pensamentos ("isto me deprime") acerca do que está, para ele, errado.
A solução, a meu ver, está na carta que Hélio Pellegrino escreveu para Fernando Sabino - e que abre o romance "O Encontro Marcado":
"(...) nascemos para o encontro com o outro, e não o seu domínio. Encontrá-lo é perdê-lo, é contemplá-lo na sua libérrima existência, é respeitá-lo na sua total e gratuita inutilidade.(...) Este é o preço do encontro".
A poesia de Burns, segundo Phoebe, é: encontrar e não agarrar.
Faz todo o sentido.
Todos pagamos o preço; uns conscientes, outros rebeldes..."a hora do encontro é também despedida".

Gabriel

domingo, 15 de outubro de 2006

Só na água dos rios e dos lagos ele podia fitar seu rosto

13/09/2006 17:17 Fernando Pessoa - Livro do Desassossego
"O homem não deve poder ver a sua própria cara. Isso é o que há de mais terrível. A Natureza deu-lhe o dom de não a poder ver, assim como de não poder fitar seus próprios olhos. Só na água dos rios e dos lagos ele podia fitar seu rosto. E a postura, mesmo, que tinha de tomar, era simbólica. Tinha de se curvar, de se baixar para cometer a ignomínia de se ver. O criador do espelho envenenou a alma humana."

AMOR É PROSA-SEXO É POESIA ARNALDO JABOR
A BUNDA HOJE NO BRASIL É UM ATIVO.CENTENAS ,MILHARES DE MOÇAS BONITAS USAM-NA COMO UM EMPREGO INFORMAL,UM INSTRUMENTO DE ASCENÇÃO SOCIAL.A GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA ESTÁ NOS DEIXANDO SEM CALÇAS.SOBROU-NOS A BUNDA...NOSSO ÚNICO CAPITAL. 04:53
22/09/2006 apagar


Labirinto - Kate Mosse
"Eu gostaria que sua resposta fosse motivada pelo prazer, não pelo dever"

"Gosto muito das pessoas mas sinto essa necessidade voraz que às vezes me vem de me libertar de todos. Enriqueço na solidão: fico inteligente, graciosa e não essa feia ressentida que me olha do fundo do espelho.Ouço duzentas e noventa e nove vezes o mesmo disco, lembro poesias, dou piruetas, sonho, invento, abro todos os portões e quando vejo a alegria está instalada em mim."
Lígia Fagundes Teles, em As Meninas

"As pessoas que estimamos queremos ver felize; a que amamos preferimos vê-las em apuros: a sua felicidade não nos é interessante se ela não foi feita por nós." - Pensamentos [Sully - Mestre Lucreciano - Prudhomme - Parnasiano de uma figa.] (tem pra todo mundo) [Su 2013: Conseguimos ultrapassar isso?]


brilho eterno
"No entanto, agora eu sei porque as pessoas se separam: Para que elas voltem a ser bonitas para elas mesmas."


Dança Comigo?
Por que as pessoas se casam?
Porque precisamos de uma testemunha pra nossa vida. Há um bilhão de pessoas no mundo, que importância tem a vida de cada pessoa na verdade? Mas no casamento você promete se importar com tudo. As coisas boas, as coisas ruins, as coisas terríveis, as coisas comuns, com tudo, sempre, todos os dias. Você diz: A sua vida não vai passar sem ser notada pq eu estarei lá pra notar. Sua vida não ficará sem testemunhas, porque eu serei sua testemunha. [Su 2013: Só que funciona assim?]


A Dona da História
"Não parece estranho que o grande amor da sua vida apareça exatamente na sua vida?"


Abril Despedaçado:
"Está vendo aquele relógio?? A cada segundo, p/ o mundo ele vai estar dizendo: 'Mais um, mais um, mais um...' enquanto p/ vc estará dizendo 'Menos um, menos um, menos um...'".

Vanilla Sky:
"Te vejo em outra vida, quando nós dois formos gatos!"


Closer
"If you believe in love at a first sight, you will never stop looking"

"Se vc acredita em amor a primeira vista, vc nunca para de procurar"


Hotel Ruanda
Essa é mesmo de arrepiar...

Coronel da ONU. - Vcs são um lixo, achamos que vcs são lixo.
Paul Rusesabagina -Quem acha?
Coronel - O Ocidente, as superpotencias, tudo aquilo em que vc acredita.Acham que vcs são um lixo, que não valem nada.
Paul Rusesabagina -Não estou entendendo.
Coronel- Ah vc é o homem mais inteligente daqui ,todos te obedecem e te respeitam, poderia ser o dono disso aqui, exceto por uma coisa, Vc é negro, e nem sequer é norte americano. Vc é africano.
Eles não vão ficar Paul, não vão deter esta matança."


Gladiador
"O que fazemos na vida ecoa na eternidade"

Vera Cruz (filmado em 1962)
Um tigre não pode mudar suas listras...


Harry e Sally
I came here tonight because when you realise you want to spend the rest of your life with somebody, you want the rest of the life to start as soon as possible.

"Eu vim aqui esta noite porque quando vc percebe que quer passar o resto da sua vida com alguém, vc quer que o resto da vida comece o mais rápido possível."


Tempo de Recomeçar
Saber o que? Se ainda amo você? Totalmente. Não há uma só duvida em minha mente. Com toda a minha raiva, meu ego, eu sempre fui fiel ao meu amor por você e se eu fiz com que duvidasse... foi O grande erro,de uma vida cheia de erros. A verdade não liberta a gente. Eu posso dizer que eu amo você quantas vezes voce aguentar ouvir e tudo q isso fará será nos lembrar que o amor não basta, não chega nem perto. [Su 2013: fiel como? Seria bom poder se perguntar. Ver q há tantas fidelidades tentando ser satisfeitas...]


No filme X-Men 2 (2003), quando perguntam para mutante Mística (Mystique) , uma metamorfa que pode se transformar em qualquer pessoa, por que ela não permanece sempre com um aspecto humano ao invés de seu estado natural (azul) ela responde: "Porque eu não deveria precisar fazer isso!"



"A gente sempre deve sair à rua como quem foge de casa, como se estivessem abertos diante de nós todos os caminhos do mundo.
Não importa que os compromissos, as obrigações, estejam ali... Chegamos de muito longe, de alma aberta e o coração cantando!"
Mário Quintana

IDENTIFICO!





Freud e o sonhar acordado.

“Freud parte da tese de que a pessoa feliz não fantasia, pois as fantasias são desejos insatisfeitos. Também os sonhos noturnos, seriam realizações de desejos reprimidos, que só se expressam de forma distorcida - é o que Freud chama de distorção onírica. Segundo Freud, o escritor criativo, e o "sonhador à plena luz do dia", fazem a mesma coisa que a criança quando brinca reorganiza o mundo de um modo que lhe agrade ou castigue usando para isso a matéria - prima, que são as fantasias. Portanto, sonhar acordado, transpor para o papel aquilo que considera certo é simplesmente o exercício pleno de sua criatividade.”


(...) Eu sei quando te amo:
é quando eu te apalpo e não te sinto,
e sinto que a mim
mesmo então me abraço,
a mim que amo e sou um duplo,
eu mesmo e o corpo teu pulsando em mim.

Affonso Romano de Sant'anna



Tenho um tempo atemporal correndo à revelia.
Deprovido de rotas,suas longas horas pesam sempre e mais.
Todo o peso do mundo o tempo todo...
Entre a noite e a noite, o dia é sempre o mesmo.
Não chove, mas o barulho das gotas no asfalto retine intermitente.
Nem tente entender, quando há sol, o sol é o mesmo que alcança a boca.

Andrea Augusto (Angel Blue - Literatus)


" Ao ver um quadro de Van Gogh numa galeria, Jimi Hendrix pergunta:Uau, cara! Em que banda ele toca? "