domingo, 3 de maio de 2020

Quando é arte ou esporte pode tudo. Se não tiver essas permissões vc n pode se exceder.

E se seu talento te levasse a precisar d tratamento ? Quem te apoiaria? 

Até q ponto as pessoas realmente estão escolhendo ou estão presas em suas vidas  pelo q fazem? Ou só se pode ser louco se for  util? Até q ponto vc só é suficiente se for com base no excesso?

O que é realmente importante pra vc? Tem vida sem trabalho? Ou trabalho além da vida? Ou vida além do trabalho ?

A gente conhece o processo ? A gente tem apoio nos processos ou tem só q conseguir?

A gente se comunidade bem durante o processo? A gente ... 


sábado, 2 de maio de 2020


CAQUI - AJUDE a escoar: Zona Oeste

Um decreto proibiu as feiras até o dia de hj por causa da pandemia. Mesmo que elas sejam liberadas,  o problema do acúmulo continua!! Orgânico e familiar! !
.
Eles estão sugerindo:
.
1
A)- Que tal reunir virtualmente os amigos e adquirir a caixa fechada com 20 kg?
.
B)- O que acha de se aventurar em novas receitas e a partir do fruto produzir vinagres, doces, bolos e compotas?
.
C)- Sabe de alguma empresa ou instituição que possa ser parceira neste momento de colheita?
Conte pra gente!

2)*Para Adquirir:*
.
🍅 a)  Retirando na associação: 1 caixa (20Kg) de caqui Rama Forte - R$ 80,00.
Comprando mais de uma caixa é possível negociar o valor.
.
🍅b) Retirando nas feiras do Circuito Carioca de Feiras Orgânicas: 1 caixa (20Kg) de caqui Rama Forte - R$ 100,00.
Somente nas feiras coordenadas pela Abio.
.
🍅c) Entregas em outros locais: Pedido mínimo de 2 caixas de caqui Rama Forte no valor de R$ 100,00 cada + acréscimo de frete (valor dependerá do local de entrega).
.
Para maiores informações e pedidos entre em contato: Rita, agricultora da Agroprata (21) 99943-9537 (WhatsApp de 9 às 18h) e compartilhe esta mensagem!
.
Escoar a produção durante a safra #caquidaagroprata
Aqui tem #produtosdagente
.

#######
Publicação 2  


Produtos orgânicos são feios e pequenos?
1)Tire suas conclusões.
E ajude a escoar a produção da Zona oeste. Mais informações na publicação anterior. ;)
.
Os a venda são diferentes do da foto comigo. Já estao maduros.
.
2) Comércio justo
O barato e importante  de se dizer é  que se trata de um comércio justo. Então, muitas vezes, a natureza vai dar seu alimento (de diferentrs tamanhos) e o produtor, um preço. Todos precisam receber bem.
.
O preço dos q usam agrotóxicos cancerígenos acaba sendo mais barato por não se importar com a saúde do alimento ou com os danos que causam essa substância as trabalhadoras e trabalhadores que o aplicam e ao solo ou lençol freático (reserva de água abaixo da terra) so pensando na cara do produto final.
.
Consumir orgânicos, então, fala também de um comércio justo com a saúde da pessoas q trabalham.
.
2.1)$ Recebem por isso:
Comprar direto da familia ao inves de no mercado q fica com todo lucro é mais justo.
Então, quando vir algo muito barato também,  desconfie! Deixe pra comprarem as pessoas que realmente não podem pagar mais.
.
3) Época
Consumir frutas da estação é uma forma de respeitar a natureza e consumir produtos mais saudáveis pois seu valor nutricional é  maior se plantados em boas condições. O uso de agrotóxicos tb é maior pra forçar a planta a produzir fora de época! ! .
(150 novos foram liberados nos primeiros dias do governo Bolsonaro! As consequências afetam gerações!)
.
.
4) Nutrição
Podcast Bem Viver - Brasil de fato*1
.
Caqui:
Época: abril e maio (outono). Origem: Japão
.
Nutricionista Marcela fala dos benefícios. Pobre em gordura. Muita fibra q a gente n absorve, o q dá mais saciedade sem sem caloria q engorda. Ajuda a controlar o colesterol, a glicemia e no funcionamento do intestino. Rico em Cálcio, potássio e muita vitamina A (visão e pele). Tem tb a C (antioxidante importante pra imunidade).
.
OBS: seco parece damasco. Fazer geleia ajuda a conservar a fruta.
.
3) Redes de consumo:
Quem quiser informações sobre redes de consumo orgânico/agroecológicos próximo de onde moram:
.
https://abiorj.org/ .
*1 Fonte:
https://www.brasildefato.com.br/2019/05/16/confira-a-edicao-desta-quarta-feira-15-do-programa-bem-viver

sexta-feira, 24 de abril de 2020




"Átomos partículas elétrons protons neutros fotons
Tudo de verdade pra você
Que tem curiosidade
Tudo que você quiser saber
Órbitas satélites cometas vias lácteas
E buracos negros pra você
Que sente muita sede
Tudo de presente pra você


Todas as perspectivas bordas e derivas beiras
Todas as fronteiras pra você
Organizar o mundo
E todo mundo junto pra caber
Luzes de natal neons auroras boreais
Trios elétricos inteiros para o seu
Olhar de precipício
Fogos de artifício como eu
E beijos e abraços
Também bombons e flores
Carícias e amassos
De todos os sabores
Embrulhados com um laço
Azul e prateado
Que eu mesmo fiz
Só para fazer você feliz

(Azul e Prateado - Arnaldo Antunes)
"Talvez possa espantar
As noites que eu não queria

...
"Não vai ser em vão
Que fiz tantos planos
De me enganar
Como fiz enganos
De me encontrar
Como fiz estradas
De me perder"
...
"se já perdemos a noção da hora
...
Meu sangue errou de veia e se perdeu"
...

"Sabia" com Chico...

quarta-feira, 15 de abril de 2020

Amo essas cores e a falta de qualidade q lembram fotos antigas. Hoje as pessoas terão memórias de fotos novas onde qualidade importa muito. Mas essas cores da tarde na casa da vó e do vô em Campo Grande é  algo que eu só lembro grande, vendo as fotos de nenem em 1998 já, por aí. Minha tia, minha avó cuidando da gente, certo que o clique era da minha mãe q adorava as imagens de família reunida. Essas fotos... são o que restou da gente junto.

terça-feira, 24 de março de 2020

Anotações sobre o Bhagavad Gita:

- Para esses povos, a morte não era eliminação. Era superação de um estágio a outro. Nada deixa de existir. Então é difícil quando vc faz a transposição de um conceito do oriente pro ocidente.

- Guerra
Hj em dia é destruição,  violência, jogo de interesses. Para eles guerra era atrito e uma necessidade dentro do universo manifestado.
Lá era algo cerimonial.

- Arjuna
. Representa o aspirante consciente.  Aquele q, nesse momento, percebe q tem dois mundos pelo contraste entre eles e que precisa fazer uma opção.
Ex: país é mães q reproduzem com os filhos a mesma forma q foram criados mesmo discordando dela. Pq é ruim, mas pelos menos é conhecido.
O medo de crescer e talvez a solidão. Ter q reconstruir o seu mundo.

. Ele percebe que pode optar entre os mundos da essência e da aparência. Para Helena Galvão,  seríamos o grau mais elevado que nossa consciência ousou subir (usando um conceito que não gosto de "evolução"). Quando o corpo morrer (entendi que ela o representa pelo quadrado) o que sobre é essa células que ascende e evolui que seria a "mônada", a célula do divino.
Mas aí já discordo. Porque o processo não é linear e a gente várias vezes precisa reaprender o q achou q

. Constituição  Setenária: 
Seríamos a soma do 3 (triângulo, tríade) que seria o espírito, com o 4, que seria o quadrado, como os gregos falam, personalidade. 
E no meio do caminho é onde está Arjuna. Pandavos [ver escrita] puxando pra cima e Kuravas puxando pra baixo. É  o campo de batalha do humano.

. KURAVAS: 
Definição: representa uma personalidade específica, viciada em dominar.

Explicações: A personalidade não  é  má  (gregos = persona, máscara q usamos pra vir ao mundo, não  é mau, é uma ferramenta), mas é acostumada a nos dar ordens e dominar a nossa vida.
[Fala do corpo como uma ferramenta].
E, no comando, ele surge cheio de vícios. Nascem as paixões,  os impulsos, desejos descontrolados. 

Se vc acha q vc [é corpo] as coisas boas são o que beneficiam vc. Se vc acha q vc é humanidade, as coisas boas são o que beneficiam a humanidade.* Conclusão: a consciência criaria valores conforme a sua identidade.
Então,  a personalidade não é má. Ela sofre desvalorização onde ela acha que ela é a única existente. Ela se considera.o centro do universo. 

Definição: são os defeitos, os vícios e que puxam toda a nossa atenção pra nossa personalidade. Ex: egoismo: achar q as coisas tem valor quando servem aos meus interesses particulares.

Ex:
Hipocrisia, orgulho, arrogância, presunção,  cólera,  rudeza, ignorância,  ira, preguiça,  egoísmo,  vaidade, preconceitos, medos, tristeza,  rancor...
Habitam nossa personalidade. Todos emanar iam do egoísmo (ela acha).

. PANDAVAS

. . Definição: todas as forças benéficas e positivas. Faz com q você sinta dor pela humanidade, sinta necessidade que sua vida sirva a algo maior e não só sobreviver. Ir além.

. . São vozes suaves em relação aos Kuravas.

. . Tradição tibetana chamada de "voz do silêncio" em relação a barulho da q os Kuravas fazem.

. . Guerra entre esses dois mundos.



- ARJUNA

. Seria o que perceberia a diferença entre esses dois mundos e que tem q fazer uma opção.

. Ex: o humano seria uma corda sobre o abismo, seria uma corda estendida entre o animal e o super homem (dois mundos). Um perigoso avançar. ....


 Medo de crescer: crio meu filho como eu discordo que fui criado porque é o que eu conheço.

 Arjuna faz opções.

. Aquilo que será,  encontra suas raízes no presente.

Nunca seremos Arjuna se não formos Arjuna agora. Se essa semente não estiver constantemente , distinguindo qual opçao nos leva pra cima ou pra baixo.

. Da mapa da (livro sagrado budista): heróico é aquele que vence não os outros, mas si mesmo.
Se brigo com algo dentro de mim, eu me confundo com o inimigo.
Quando o inimigo é o outro ninguém se confunde sobre qum é o inimigo. Se vence a mil batalhas externas.


- KRISHNA

. É a oitava aparição no mundo de VISHNU.
(Os principais discípulos de VISHNU hoje se chama **** (vaishnavas?).

(KALIUGA): Grande ciclo materialista no qual entra a humanidade após  a morte de KRISHNA (3.102 anos a.C.).  Era de ferro atual.

. Tradição indiana: vc teria q aprender a ser de ouro mesmo o mundo sendo de ferro. Porque se o mundo fosse de ouro, não seria mérito seu, Vc seria produto do meio.

Natureza varia entre fases d ouro e de frio para forjar o humano.

. KRISHNA:


. Dizem q no universo soa uma música o tempo todo (música das esferas) e a gente não reconhece porque ela não cessa.  Então precisa do contraste pra gente ter consciência.

. O humano tem q gerar dentro si a voz d KRISHNA pra perceber esse contraste. Tem que procurar o que tem de mais nobreve e elevado e comparar com o resto pra gerar xispa de fogo da consciência.



- As duas principais doutrinas do Bhagavad gita:
DHARMA E KHARMA


- DHARMA

. É  uma lei que chamá todos os seres em direção a uma unidade. Cada vez mais conscientes. Volta a casa do pai. Essa estrada que leva a consciência é o DHARMA.

Se se desvia da lei

- KHARMA


Todo sujeito está  sujeito a erros. Que é o desvio do Dharma que vai machucar porquanto sã d vc. (Tipo leis de newton no metafísico).

. Dente dói pra ser veículo d consciência

- Imortalidade da alma.
Arjuna está  sofrendo por ter que lutar contra seus parentes. KRISHNA fala q vai cumprir com o Dharma que o manda não estar mais aqui. Ninguém realmente morre ou nasce. As coisas nunca deixam de seguir.

. O jogo n é  real mas as suas virtudes sim. O q fica do jogo quando ele acaba é  a perícia que ficou do q vc aprendeu, e isso é  real. A vida tb vai desaparecer.

- Reta ação
Pra superar o mundo de ilusões é  através da reta ação.  Tem q querer algo real. Nobre octuplo caminho é  a mesma coisa. Não o resultado da tua ação mas sim a forma como se a faz. Pela forma como agir. Resultado é ilusório e tem pouco valor prático.

Definição : busca a maneira como vc atua e não os frutos da sua ação.
Um dia a reta ação  será  tão completa que o humano não deseja mais nada além de ser humano.





- Vídeo: Bhagavad gita -
https://youtu.be/FYqJ5fwR4Ps

domingo, 1 de março de 2020

Falar de amor é fácil
Difícil é fazer.

Falar que fez amor é fácil
Difícil é fazer.

Falar que é amor
é fácil
Difícil é ser.

Se orgulha de ter amado
Não por deixar de amar
Defende uma ideia de amor
Que não se sustenta
Não adianta avisar.

Acredita no que acha
Não no que faça.

Se embeleza de achar.
S.
.
(São maiores os recursos das montagens do que só dá escrita. Ficaria aqui o dia inteiro amando compor como artista. Mas fica limitado quanto mais a gente deseja. Quero meu PC d volta e seus programas simples pra editar.  Ainda não aprendi a editar vídeo.  Me sinto pra trás nas coisas que seu q amo fazer sem ter feito ainda! ♡)